segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Fantastic Fair 2017



Fantastic Fair 2017 foi sensacional e mágica!

            Em 04 de novembro último aconteceu no Osaka Naniwa Kai, na Vila Mariana, a Fantastic Fair 2017 – Edição Mágica. Organizada pelo Calendário Geek, site referência se você está interessado em eventos de cultura nerd em geral, o evento reuniu uma grande diversidade em termos de expositores e participantes, com atrações ligadas principalmente a universos fantásticos ligados à magia. Falamos então de literatura fantástica, RPG, videogames, cinema, seriados e qualquer outra manifestação artística onde fantasia e magia estejam presentes. As referências usadas pelo Calendário Geek foram Harry Potter, Senhor dos Anéis, Como Treinar Seu Dragão, Dungeon & Dragons, e podemos tranquilamente dizer que o evento cumpriu muito bem seus objetivos!

            Uma enorme variedade de produtos estava disponível nos estandes do evento, espalhados pelo Osaka, local que, aliás, tem se tornado também uma referência, abrigando nos últimos anos vários eventos importantes! Lembro-me da primeira e espetacular Gallifreycon, quando a TV Cultura levou nada menos que a Tardis construída para promover a estreia de Doctor Who no canal, e a Nazgulcon que rolou poucos anos atrás. Por sinal, pessoal de O Senhor dos Anéis, já passou da hora de voltar a fazer eventos, hein?

Nobody expects the Spanish Inquisition!
            Falando em Doctor Who este que vos escreve foi de Doctor sim, o Doutor Esfarrapado de 11th Hour, primeiro episódio com Matt Smith. Entre outros que não são exatamente de universos de magia encontramos Fantasma e Batman, que conviveram pacificamente, como de hábito, com Princesas da Disney, guerreiros medievais, bruxos do Universo Potteriano, seres vindos diretamente da obra inimitável e imortal do Professor Tolkien, ou seja, havia aquela bela variedade tão comum em eventos nerds.



            A apresentação de dança medieval do grupo Draumur foi sensacional, e na parte final de sua apresentação pessoas da plateia foram convidadas a participar de uma das versões mais simples de dança. Outros grupos presentes eram a Aliança Pirata e o pessoal da Schola Militum, que faz teatro de tradição europeia. Algo que nos impressionou muito foram as batalhas medievais encenadas pelo grupo Ordo Draconis Belli, com suas roupas e armaduras fiéis aos originais e que não brincavam em serviço na horas das lutas no palco! E no estande deles havia ainda ensinamentos sobre a cultura da época, além de joalheria e hidromel. Outra atração medieval foi a banda Olam Ein Sof, cantando músicas de influência também medieval.

            Entre os estandes, aliás, grande destaque para a Dragonfly Editorial, por onde este escriba lançou o conto Utopia e Nova Atenas: Um Provável Passado, que compõe, ao lado das obras de outros colegas, a antologia Steampunk da casa. Não é só porque eu participei dele não, mas o livro está espetacular, recomendo...


            Voltando a O Senhor dos Anéis, nossos amigos dos Povos Unidos da Terra-Média montaram um belíssimo estande com itens raros do Universo Tolkieniano, incluindo a incrível e belíssima a Tengwestyar – Caligrafia Élfica, que fez um enorme sucesso durante o evento! Destaque ainda para as nossas amigas do Sindicato do Fã, sempre com grande variedade de produtos de vários universos (e quando vamos fazer outro evento de Arquivo-X, hein?), e Negro Gato, com incríveis produtos nerds feitos em tricô e crochê.

            O evento foi sensacional, do tamanho certo, sem aquela ostentação dos grandes eventos estilo Comic-Con, mas sim mais pessoal, feito mesmo para encontrar os amigos e falar nerdices o dia todo. Grandes confraternizações nerds são legais sim, mas são esses eventos espalhados por todos os meses do ano, menores e até intimistas, que representam a verdadeira alma nerd: ir a um lugar, assistir e fazer coisas nerds, e acima de tudo encontrar os amigos. Em tempo de internet e redes sociais, essas reuniões se mostram ainda mais importantes e fundamentais, então o Calendário Geek está de parabéns por um evento que já deixou imensas saudades e muita vontade de “quero mais”!

            E o Calendário Geek não para, pois o primeiro evento do ano já está marcado, o Start 2018! Podem ir lá no site deles e se inscrever, pois com certeza vai valer a pena!

            Valeu e até a próxima!


Renato A. Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário