quarta-feira, 22 de agosto de 2018

BIENAL DO LIVRO 2018 - por Renato


            Conforme previmos no nosso Guia de Sobrevivência, chegamos ao Anhembi no sábado, 4 de agosto, e de longe dava para ver o estacionamento lotado! Sim, por uma série de fatores, entre os quais morarmos do outro lado da cidade, preferimos ir de carro. Felizmente não aconteceu como o penúltimo dia da Bienal 2012, em que este escriba foi autografar uma antologia (A Fantástica Literatura Queer Volume Laranja da muito saudosa Tarja Editorial), e o estacionamento estava fechado, pois não cabia mais carro nenhum! Nessa ocasião tive que estacionar do outro lado da avenida Santos Dumont, ou seja, o exercício foi grande.

            Enfim, paramos, entramos como autores com nossos cadastros confirmados, e realmente estava muito, muito, muito lotado! De novo lembranças do Guia da Sobrevivência, e sem desistir jamais conferimos alguns estandes antes de a Má correr para a primeira das filas de autógrafos, do Raphael Montes, da editora Companhia das Letras. Eu dei algumas voltas por estandes próximos, depois voltei, entrei no estande da Companhia e logo dei de cara com o maravilhoso A Máquina do Tempo da Suma (mas esse fica para o post descrevendo o dia 9).

            Ah, sim, como não ficar maravilhado com o estande da Harper Collins? Em um canto a maleta do Newt Scamander, de Animais Fantásticos e Onde Habitam (sim, adoramos o filme ao contrário de uns poucos mimizentos por aí, e até adquiri o livro-maleta, belíssimo, da própria Harper). Em outro canto, ainda melhor, a fachada da casa do Bilbo, fazendo todo mundo se sentir no Condado! Mas evidentemente as filas para fotos, em pleno sábado, estavam quilométricas, e decidimos deixar para mais tarde.






            A Má conseguiu senha para autógrafos de Mauricio de Sousa e Ziraldo, e também para o Marcio Sérgio Cortella. Como a hora se aproximava, decidimos que eu permaneceria na fila do Moura, e ela iria garantir seu lugar nesses outros compromissos. É bom ir à Bienal com par!

            Depois de uma longa fila finalmente o Raphael autografou o livro da Má, conversamos rapidamente, batemos foto e eu logo fui ao encontro dela, encontrando-a na fila do Espaço Bic. A fabricante de canetas esferográficas montou um enorme espaço cercado, onde as pessoas lá dentro podiam sentar em pufes e acompanhar palestras e apresentações em um palco. E como a cerca era baixa, as pessoas foram igualmente podiam conferir o que os convidados diziam.







            Demorou um pouco, mas Ziraldo e Mauricio de Sousa apareceram, para delírio da multidão que os aguardava. Falaram sobre livros, leitura, e o projeto em comum, MMMMM (depois a Má confere o número exato de M's...), em que as turmas do Menino Maluquinho e da Mônica se encontram.

            É sempre muito especial encontrar o grande Mauricio de Sousa, e lembro com carinho quando compareci, em 2007, ao lançamento da Biografia em Quadrinhos, do qual fiz a cobertura para o site Aumanack (abração para a Soleil e o Alan). Ele é sempre uma simpatia, o que a Má pôde conferir e me contou depois, claro que emocionada. É sempre muito especial se encontrar com uma figura tão extraordinária quando o Mauricio, e o Ziraldo também!

            Finalmente fomos almoçar, lá pelas 16 horas, depois fui dar uma entrevista para meu amigo Wendell Stein do canal Fórmula Nerd, e a Má correu para mais uma fila, dessa vez do Cortella. A encontrei lá, ficamos papeando com outras pessoas, e eu me lembrei que tinha que correr e comprar o presente dela! Daí saí de fininho e fui ao estande da Aleph, que estava absolutamente lotado, e pior, bem diante de uma coluna de sustentação do Pavilhão do Anhembi. Havia outra fila no estande ao lado, e lógico que tinha gaiato querendo passar bem onde estávamos aguardando.



            Tem gente que parece que faltou à aula de física onde se aprende que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço simultaneamente. Depois de procurar na mochila onde havia guardado a Manopla do Infinito, e lamentar não ter trazido ao menos um dos livros do mestre Lovecraft para invocar o Grande Cthulhu (nesta eleição não vote no mal menor, vote no mal maior de todos!), lembrei do Guia de Sobrevivência, respirei fundo, pensei no número 42 e vamos que vamos.

            Tudo se resolveu, A Jornada do Escritor do Christopher Vogler na mochila, escondido para a Má não ver até dia 9, mais uma fuçada com fotos na Aleph (a vitrine deles estava ótima, vejam na nossa galeria de fotos), e retorno. O Cortella fez uma excelente apresentação, mostrando como a filosofia nos ensina a pensar e questionar (algo que faz muita falta no Brasil de hoje), e a Má entra no setor de autógrafos, atrás do palco do Espaço Bic. Eu aguardo na Praça de Alimentação lá perto, olhando o movimento e descansando os pés já doloridos.

            A Má retorna, e visitamos mais estandes. Ao longo do dia dei algumas voltas, entrando aqui e ali em algum estande mais interessante. O da Panini, infelizmente, não tinha qualquer notícia quanto à publicação dos quadrinhos Disney, que algumas fontes afirmam ser uma certeza. É sério, bate uma tristeza entrar em uma banca ou megastore e não ver, no espaço de quadrinhos, personagens tão queridos como Donald, Tio Patinhas, Pateta, Mickey... A Panini, por sinal, estava absolutamente abarrotada de gente, com destaque para O Maior Gibi do Mundo, outra realização da Mauricio de Sousa Produções. Achei e conferi o encadernado A Era de Ouro, que estava na minha lista de compras, porém o achei muito pobre de extras, e como consegui em outro ano, no Festival Guia dos Quadrinhos, os fascículos originais, preferi investir em outras coisas.

            Lá na Comix achei o livro descrevendo a carreira do grande Carl Barks e mais uns quadrinhos Disney que queria, já de noite com a Bienal bem mais vazia tiramos as fotos que queríamos no estande da Harper Collins. Visitamos os estandes da Martins Fontes e da Federação Espírita, vimos mais algumas coisas, e literalmente fechamos a Bienal, saindo quando já passava das 22 horas. Se gostamos? Claro, que dúvida!



Mais fotos? É só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário