quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Os Sem Estande: entrevista com Josielma Ramos




BIOGRAFIA:
Nascida em Simplício Mendes – PI, vive em Santana de Parnaíba – SP.
É palestrante, mãe e colunista literária. Foi Aluna de Letras pela universidade Anhanguera. Autora dos livros Visões Poéticas e Borboletas na garganta, participou da antologia Mãe, e é organizadora da antologia poética Mulheres.
Começou sua carreira de escritora como blogueira, em um blog chamado Como vejo o mundo, que hoje se tornou um canal no YouTube, posta seus trabalhos no blog Escritora Ramos (https://escritoraramos.wordpress.com).
Instagram @escritoraramos



1.Como se tornou escritor?
Me tornei escritora por ter fortes influências desde a infância que fez apaixonar-me pela poesia, escrevi meu primeiro soneto aos 14 anos, e ali eu já sabia que queria fazer isso pelo resto da vida.

2.Quais suas influências literárias?
Minhas influências vem de Vinicius de Moraes, Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Florbela Espanca.

3. Qual o gênero literário que mais te agrada como leitor? E como escritor?
Como leitor, adoro poesia, aventura e terror, e como escritora poesia e terror.

4.Quais são as dificuldades para um Autor Nacional?
Acredito que a maior dificuldade é ser reconhecido e publicado.

5.Acha que escrever é um dom ou produto de um estudo?
Uma coisa complementa a outra, há quem têm o dom da escrita, mas para certas obras é necessário um estudo.

6. Encara ser escritor como uma profissão ou hobbie?
Eu encaro como uma profissão, pois é o que desejo fazer para o resto da vida, mas infelizmente essa profissão ainda não me gera uma renda para viver só dela.

7.O que é ser escritor pra você?
Ser escritor para mim é algo sublime que nem consigo descrever, eu não me imagino sendo outra coisa na vida, escrever é como respirar, se paro, eu morro.

8. O que mais te encanta no mundo da Literatura?
A possibilidade de viajarmos um mundo inteiro sem sair do lugar e poder sentir o que o personagem está sentindo, amo a emoção que as palavras nos passam.

9. Qual sua última leitura?
Minha última leitura ainda não foi concluída, comecei a ler Os Miseráveis de Victor Hugo e estou na metade, ele é enorme, mas antes dele li O cortiço.

10. O que você diria para um escritor iniciante?
Não desista, escrever é a parte mais fácil e gostosa da literatura, o resto temos que batalhar para conquistar, então não desista no primeiro não, resista e insista nos seus sonhos, pois sonhos se realizam, principalmente quando trabalhamos para alcança-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário