quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Os Sem Estande: entrevista com Marcia Lins Zotarelli



Obra: “Só sei que te amo” - antologia de diversos autores

BIOGRAFIA
Autora, blogueira – há quatro anos criei o Corujice Literária –, professora, nerd, leitora, bebedora compulsiva de café, arteira e artesã. Apaixonada por São Paulo e sempre bem acompanhada de um café e um livro onde quer que eu vá. Adoro viajar, conhecer novas livrarias e cafeterias.


1*Como se tornou escritor?
Descobri o NaNoWriMo (National Novel Writing Month) nos Estados Unidos. Um projeto online de escrita criativa onde os participantes tem o mês de Novembro para escrever 50.000 palavras. Revisar fica para o mês seguinte, mas a idéia geral é colocar a caneta ou o teclado para funcionar a mil por hora. O site acompanha o autor no progresso, tem certificado como prêmio e por aí vai. O meu primeiro texto acabou empacado no meio do projeto e depois não conseguia mais pensar no miolo dele. Tem livro que você tem o começo e o final prontos, mas o miolo que complica um pouco. O famoso “como chegar de A até B”. Deixei o texto guardadinho e quando surgiu uma oportunidade em uma antologia, resolvi que era hora dele ver a luz do dia. Adaptei o que precisava e é exatamente este de romance que saiu na antologia “Só sei que te amo”. Na mesma época, estavam com mais três antologias abertas e participei de duas delas, uma infantil “Era uma vez” e a outra sci-fi “Adeus, planeta Terra”.
Eu tomei mais gosto pela escrita depois de ter meu primeiro conto aceito e a criatividade foi aflorando mais. Eu sempre gostei de ler muito, mas agora podia ter outras pessoas lendo meu trabalho.
Este ano tive um de meus contos publicados em Portugal e isso me deu um gás para novas ideias e novos textos.

2*Quais suas influências literárias?
Maiores influências são Jane Austen, Joanne Fluke, Philip K. Dick e alguns outros em pitadas. Mas as duas românticas são as principais.

3* Quais são suas obras? Porque devemos lê-las?
“Só sei que te amo”, “Era uma vez” e “Adeus, planeta Terra” saíram pela Editora Literata. Foram meus três primeiros contos a serem publicados. Meu começo nessa jornada literária. Atraem todos os gostos: romance, infantil e sci-fi.
O último conto que publiquei foi na antologia “Crimes sem Rosto” que saiu pela editora Sui Generis lá em Portugal. Esse é uma mistura de sci-fi, onde um esquizofrênico é acusado de assassinato.


4* Qual o gênero literário que mais te agrada como leitor? E como escritor?
Eu sou apaixonada por Jane Austen! Não tenho como esconder esse amor por ela. Adoro Lewis Carroll e as aventuras de “Alice no País das Maravilhas”.
Ao mesmo tempo Ficção e Fantasia me tem nas mãos. Livros e quadrinhos. Tolkien, Lovecraft, Marvel, DC. Não tenho como me afastar desse universo.

5* O que te inspira?
Momentos de dia a dia, sonhos, coisas que ouço na rua... Tudo pode virar um conto ou um pedaço dele.

6* Encara ser escritor como uma profissão ou hobbie?
Para mim começou quase que junto com o blog. Os dois começaram como hobbie. O blog, atualmente, é profissão. A escrita eu estou melhorando para trazer para profissão também. Como só escrevi contos até agora, preciso melhorar muito para chegar a livros.

7* Tem preconceitos literários?
Não consigo ler ou assistir nada sobre Guerras Mundiais. O assunto me pega de tal modo que eu deprimo absurdamente. Isso inclui “A menina que roubava livros”, “O menino do pijama listrado” e tal.
Fora isso, tem algumas coisinhas que me fazem perder o ânimo durante a leitura:
- margem não alinhada;
- erros de Português;
- capítulos começando no meio da página, junto com o anterior (eu tenho um leve TOC)

8* O que te chama atenção em um livro?
Já comprei livro pela capa, pelo autor, pelo tema. Nos três me dei muito bem ou muito mal. Sou marrenta e leio até o final, mas tem dia que eu quero atirar o livro pela janela (e muitas dessas vezes me seguro pois leio uma boa quantidade no Kindle).

 9* Qual sua última leitura?
Terminei “O clube de leitura de Jane Austen”, de Karen Joy Fowler. Junto com “Mais lindo que a lua” de Julia Quinn, autora que nunca tinha lido nada.
Atualmente estou com “Viver bem para morrer bem” de Mário Sérgio Cortella, um livro que está me dando ideias para a criação de personagens.

10* Deixe um recado para os leitores.
Gostaria de convidar todos a acompanharem o blog Corujice Literária para maiores informações em lançamentos, eventos, resenhas e por aí vamos, com café na mão, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário