quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Os Sem Estande: entrevista com Patty C Freitas





Biografia
Formada em Pedagogia, leciona desde os 19 anos. Nascida e criada no ABC Paulista. Escreve desde 2014, e no ano de 2017, iniciou as ilustrações das próprias histórias infantis. Participou da Bienal de SP em 2016, onde lançou dois livros de romance “Vidas Paralelas” e “Vidas Entrelaçadas” duas antologias do Consulado da Poesia “Quatro Estações” e “Um Café, Dois Dedos de Prosa & Alguns Versos” e a Revista Consulado Literário, do Consulado da Poesia, onde participou como colaboradora, organizadora e fundadora.
Participou de mais outras antologias, dentre elas do “Flal Primavera”, “Som dos Poetas”(Portugal), “Universo Mulher”, “Brasilidade”, “Fênix Rediviva”. Dentre suas obras podemos destacar além das citadas, “Fuga”, “Lago Negro” e a Série “Encantos”(poesia). Lançou em 2017 sua primeira publicação infantil “Série Descobertas - Segredos da Natureza, composta por três livros: Escorregador Colorido, Esconde-Esconde e Luneta Mágica. Também tem arrolada em suas obras, Menino Passarinho, seu último lançamento Infantil, trata-se de uma história poética.
Para esse ano já tem previsto para o segundo semestre dois livros infantis e o último da série Vidas.
Confira o trabalho na página Celeste e amigos e Patty Freitas Entre Prosas e Versos no Facebook.

1*Como se tornou escritor?
Sempre fui “rata de biblioteca”. Acredito que para se tornar escritor, primeiramente se torna um leitor. A escrita veio muito tempo depois, há uns quatro anos atrás em decorrência desse vício de ler. Comecei a procurar aplicativos de leitura pela internet e encontrei as plataformas digitais de compartilhamento de textos. Percebi então, que além de ler, eu poderia também compartilhar escritos. Comecei dessa forma, escrever para compartilhar o livro Vidas Paralelas, meu primeiro livro.

2* Você é autor independente ou tem vínculo com alguma editora? Quais as vantagens e desvantagens?
Sou autora independente. A vantagem é ter liberdade para realizar o livro do jeito que eu idealizo, acompanho e de certa forma faço todas as etapas de produção de um livro. E por incrível que pareça, essa é também uma desvantagem, pois fico sobrecarregada. A falta de uma parceria é uma questão ruim.

3* Quais são suas obras? Porque devemos lê-las?
Vidas Paralelas/Vidas Entrelaçadas/Fuga/Lago Negro/Cantos & Encantos Poéticos e os Infantis: Escorregador Colorido/Esconde-Esconde/Luneta Mágica e Menino Passarinho.
Eu acredito que devemos sempre dar oportunidade para os autores nacionais. Temos muitas obras ótimas, mas com pouca visibilidade por conta do preconceito que existe. Gosto dos meus livros, creio que são boas histórias. Além disso, são obras que levam a uma reflexão, seja por confrontar, denunciar ou até esclarecer. As Infantis foram todas pensadas em propiciar o conhecimento, além de oportunizar ao pequeno leitor a empatia com a história e os personagens.

4* O que te inspira? Quais suas motivações?
Observo muito a realidade que me cerca. Gosto de escrever sobre temas que envolve aspectos reais. Além disso, meus filhos são ricas fontes de inspiração. (risos)

5* Quais são as dificuldades para um Autor Nacional?
Preconceito. E esse gera falta de oportunidades.

6* Acha que escrever é um dom ou produto de um estudo?
Sim. É um dom, porém todo dom deve ser aperfeiçoado. Na realidade é uma junção das duas coisas. O leitor merece ler uma boa obra. E o escritor tem por obrigação um constante aperfeiçoamento.

7* Encara ser escritor como uma profissão ou hobbie?
À partir do momento que busco me aperfeiçoar para cada vez mais melhorar a minha escrita, ela passa de hobbie à profissão. Infelizmente não há adequada valorização, o que nos leva a não utilizar a escrita como nossa principal fonte de renda.

8* O que é ser escritor pra você?
Ser escritor é despir-me de preconceitos para retratar a vida as e as pessoas.

9* O que mais te encanta no mundo da Literatura?
Viajar sem sair do lugar!
Soltar a imaginação tanto pra ler como para escrever é mágico.
Apesar de gostar de escrever sobre a realidade que me cerca, criar situações que seriam inimagináveis na realidade é algo muito interessante. A Literatura também abre portas para conexões com as outras artes, como é o caso do teatro, cinema, tv...Amo isso!

10*Quais suas aspirações literárias?
Ser reconhecida como escritora. Ver a Literatura Nacional de modo geral ter o lugar que merece no panorama mundial.

11* Como vê a mulher escritora?
Historicamente falando, a mulher sempre teve que se impor. Constantemente a mulher tem que mostrar ao que veio. E na Literatura isso não é diferente. Assim como em certas profissões ainda somos malquistas; Mulher na construção civil! Ou dirigindo caminhão! A única máquina que deveríamos pilotar seria o fogão, na visão de muitos. Na escrita, acontece o mesmo; ainda é o lugar só de grandes autores. Infelizmente ainda há quem olhe com espanto! Ou melhor dizendo, com preconceitos. Assim, como na relação Nacional-Estrangeiro.
É uma batalha árdua, diária. Dependendo do gênero ou assunto que você aborda, isso é ainda mais difícil. Mulher não pode escrever ou se escreve, não pode abordar sobre sexo. Se o faz, é vulgar!! Mas estamos conquistando espaços cada vez mais. E a profissionalização da escrita é necessária também nesse sentido. É uma forma de valorização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário