terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A Saga do Tio Parinhas - parte 2


E continuamos nossa viagem pelas páginas da Saga do Tio Patinhas!!!



Capítulo 7 - O Lendário Pato do Deserto Australiano



          Como nas anteriores, esta parte tem início com o álbum montado por Matilda, mas a primeira página mostra que Fergus e Nicolau estão folheando esse volume, conversando a respeito das aventuras de Patinhas. Depois da África do Sul o jovem ficou quatro anos no oeste norte-americano, enfrentando bandidos e procurando ouro, mas pouco encontrou. Então Fergus comenta que o filho ouviu dizer que ouro havia sido encontrado na Austrália, e em sua segunda volta ao mundo Patinhas vai para lá em busca de fortuna.

         No deserto ocidental daquele continente se encontram um xamã, um bandido e Patinhas. O pato coloca o meliante para correr e acompanha o ancião aborígine Jabiru. Eles entram em uma caverna com antiquíssimas pinturas rupestres, onde o xamã diz que deve ler o sonho ali descrito e deixar sua marca. Patinhas se encanta com uma enorme opala ali exposta, mas nesse momento aparece o mesmo bandido de antes, que rouba a pedra e os deixa presos.

         Patinhas consegue sair da caverna e persegue o bandoleiro, conseguindo recuperar a opala e colocá-la no lugar após uma incrível sucessão de acontecimentos. Pela primeira vez ele fica tentado a conseguir fortuna fácil, mas escolhe a honestidade e vai ao encontro de Jabiru em outra caverna. O xamã faz a associação da lenda que lê com a história do próprio Patinhas, que aprende que história e arqueologia também são um tesouro. O pato decide com base no que vê partir para o Yukon. Essa região é o mais ocidental e menor território federal do Canadá, delimitado ao oeste pelo Alasca, ao sul pela Colúmbia Britânica e a leste pelos Territórios do Nordeste canadense. Jabiru lê o restante da lenda na caverna, e vemos ali mais uma associação com o futuro de nosso herói.

Capítulo 8 - O Rei do Klondike



         Próximo à fronteira com o Alasca, o Klondike é uma região do Yukon onde de fato aconteceu a Corrida do Ouro entre 1896 e 1899. Estima-se que 100.000 pessoas tenham se deslocado para a região em busca de riqueza, e naturalmente Don Rosa seguiu os passos do mestre Carl Barks, que tratou do tema inúmeras vezes em suas histórias, para compor um dos capítulos mais emocionantes da Saga. Algo que ainda não comentamos, e que pode ser conferido nos primorosos extras da edição (DEVE ser conferido é mais adequado, aliás) é que Rosa corrigiu em sua grandiosa epopeia várias inconsistências e incoerências apresentadas na obra barksiana. O resultado é primoroso e emocionante!

         Este é o capítulo culminante da Saga, onde vemos Patinhas em seu auge após 16 longos anos de lutas e viagens pelo mundo à procura da riqueza. Ele chega ao Alasca, de onde depois parte para o Klondike, mas antes é obrigado a fazer um empréstimo com Porcolino Leitão, conhecido vilão das histórias de Barks. Com muita engenhosidade e determinação nosso herói chega a Dawson, o centro da corrida do ouro na região, onde uma das poucas construções era o Salão Blackjack da famosa corista Dora Cintilante.

         Patinhas busca ouro aonde ninguém mais vai, e encontra finalmente o magnífico Vale da Agonia Branca. Utilizando os conhecimentos que aprendeu em sua odisseia até ali, nosso herói encontra o local mais promissor e inicia sua última missão. Com muita astúcia Patinhas vai vencendo o clima gélido e os bandidos que querem roubá-lo, e em um instante de serenidade contempla a beleza indescritível de seu vale, pensando se toda a riqueza pode pagar por aquela quietude e contemplação.

         Nosso herói segue determinado em mais uma visita a Dawson, que prospera graças aos demais mineradores que esbanjam o pouco que conseguiram encontrar. Patinhas paga mais uma parte dos exorbitantes juros para Porcolino e finalmente registra seu pedaço de chão, mas é capturado pelo vilão. A crueldade de Porcolino chega ao ponto de ler as cartas que Patinhas recebeu, uma delas contando a respeito do falecimento de um parente. É nesse momento que nosso herói mostra que se tornou uma lenda, derrotando os bandidos e destruindo o barco de Porcolino.

         O pato retorna a seu vale, e no momento em que apanha uma pedra para jogar em intrusos, percebe que o objeto é muito pesado. Lavada, a pedra se revela como a pepita conhecida como O Ovo de Gansa. Depois de tantos anos de luta, Patinhas finalmente está rico!

Capítulo 9 - O Bilionário da Colina Sinistra



         Dois anos depois, escavado todo o ouro do Vale da Agonia Branca, Patinhas decide se tornar um investidor e multiplicar seu dinheiro. Ele se torna bem sucedido em vários tipos de negócios, e cinco anos depois da Ovo de Gansa já é bilionário e volta para casa, o Castelo Mac Patinhas na Colina Sinistra.

         No emocionante reencontro com a família vemos como o pato conseguiu seu tradicional casaco, e também observamos seu gosto por nadar no dinheiro. Patinhas pretende montar o escritório de seu império financeiro na vila, porém mesmo tentando se encaixar nas práticas locais ele percebe que se tornou um cidadão do mundo. Aquele lugar é simplesmente pequeno demais para suas ambições.

         Assim Fergus diz que o filho deve se estabelecer em definitivo nos Estados Unidos, e levar as irmãs com ele. O patriarca ficará no castelo, e na emocionante e tocante última página, vemos que ficará em excelente companhia.

Capítulo 10 - O Invasor do Forte Patópolis



         Vemos aqui como Patinhas, Matilda e Hortência chegam a uma pequena vila na costa oeste norte-americana chamada Patópolis. Após mais uma demonstração do pão-durismo que se tornaria lendário, os irmãos conhecem habitantes do lugar, Donalda e Tomás. Foi o irmão de Donalda, Patus Quela, que vendeu as terras englobando o Morro Mata-Mula a Patinhas. E sim, descobrimos porque o local agora se chama Morro Mata-Motor! Donalda e o marido vivem em sua propriedade com os filhos Patricia, Patolfo e Patoso.

         Por sinal um dos melhores extras da Saga é a árvore genealógica da Família Pato! Mas todos devem saber que o casal de gênio muito forte, Patoso e Hortência, serão pais de um casal de gêmeos chamados Dumbella e Donald! Patinhas finalmente sobe o morro até o cume e expulsa o Clube dos Escoteiros-Mirins de sua propriedade. Estes acionam seus contatos, e as notícias chegam até a Casa Branca, onde o presidente Theodore Roosevelt prepara uma reação.

         No ápice da história Patinhas precisa lutar contra os Metralhas e “uma simples superpotência”, mas reconhece no presidente o caubói que salvou nas Terras Malditas tantos anos antes. Tudo em paz, a construção do prédio mais famoso de Patópolis pode começar!

Capítulo 11 - A Construção do Império em Calisota



         Capítulo culminante de toda a Saga, no qual Patinhas finalmente realiza seu maior sonho, mas a custa de uma monumental perda pessoal. Cansadas de somente administrar a Caixa-Forte e o que Patinhas manda para lá, Matilda e Hortência exigem participar de suas aventuras. Assim o irmão as leva para a África, mas elas não gostam dos métodos no limite da ética que passou a adotar. E, quando Patinhas decide destruir uma vila de nativos, as duas lhe dão as costas e retornam para casa.

         Patinhas rememora sua vida, e por fim se arrepende de suas ações. E uma de suas maiores punições será a perseguição de um zumbi, invocado pelo feiticeiro da aldeia. Esse fato é inclusive usado por Don Rosa para explicar uma das contradições que aparecem em algumas das histórias de Carl Barks, com excelentes resultados.

         Conseguindo fugir da perseguição, Patinhas ruma para a reconciliação com as irmãs, mas sucessivamente desvia do caminho diante de novas oportunidades de negócios. Polo norte, Rússia, um certo transatlântico, Europa, África, América do Sul, Ásia, e finalmente uma ilha no Pacífico onde os nativos conseguem livrá-lo do zumbi. Porém, ao custo de uma pedra preciosa que ele guardou por anos com tanto zelo quanto a Número 1.

         É interessante que é exatamente em meio a essas viagens que o quadrinista Marco Gervasio situou sua trama O Ladrão e o Milionário, o primeiro encontro entre Patinhas e Fantomius, o Ladrão de Casaca. O resultado é primoroso, e aproveitem para ler a resenha dessa trama no Escritor com “R”.

         Quando Patinhas finalmente retorna para casa, se passaram 27 anos de incríveis aventuras. Patópolis, graças a seus investimentos, se tornou uma metrópole brilhante e próspera, mas tantas lutas cobraram um amargo preço. O pato se torna ranzinza e cínico, e despreza a família no mesmo dia em que descobre que se tornou o mais rico do mundo. Mas a vida é muito mais do que o que o dinheiro pode comprar...

Capítulo 12 - O Pato Mais Rico do Mundo



         Esta história se passa imediatamente após Natal nas Montanhas, publicada pela primeira vez em dezembro de 1947 e na qual Carl Barks apresentou ao mundo o velho pão duro. Aqui no Brasil foi publicada pela Abril em diversas edições, a mais recente sendo o belo volume em capa dura Tio Patinhas 70 anos.

         O capítulo começa com um documentário nitidamente inspirado no filme Cidadão Kane, retratando a vida de Patinhas. Sabemos que ele está aposentado e ninguém, nem seus parentes, o veem há anos. Finalmente surgem Donald e os sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho, que se assombram com a gloriosa visão do interior da Caixa-Forte, e precisam ajudar o velho tio a lidar mais uma vez com os Metralhas.

         Depois de muita discussão, e uma pequena revanche do Tio Patinhas contra Donald, o velho aventureiro se inspira e decide retornar à ação e aos negócios, encerrando com chave de ouro os capítulos originais da Saga!

Capítulos extras


Dinheiro e Destino e O Capitão Caubói do Cutty Sark


         A primeira das histórias extras apresenta a Maga Patalógika viajando no tempo até o dia em que Patinhas recebeu sua moedinha Número 1, mas as coisas não acontecem como a feiticeira pretendia.

         Já o Capitão Caubói do Cutty Sark, que se passa após o Capítulo 3 da Saga, traz Patinhas reencontrando em uma viagem pela Indonésia o amigo Mestre Pardal. A missão do pato é entregar dois touros, porém uma incrível sucessão de peripécias tem seu auge na explosão do vulcão Krakatoa em agosto de 1883. A arte belíssima de Don Rosa explora com brilhantismo esse acontecimento apocalíptico, mesmo com várias licenças poéticas, e Patinhas novamente tem uma bela aventura para contar para os sobrinhos.

O Vigilante de Pizen Bluff


         Passada entre os capítulos 6 e 7 da Saga, estra trama é sugerida ainda no álbum de fotos de Matilda no início do Capítulo 7. No Velho Oeste Patinhas se une a seu tio Patico e a figuras históricas, como Buffalo Bill e Gerônimo, contra a quadrilha dos Dalton.

A Prisioneira do Vale da Agonia Branca e No Coração do Yukon


         A primeira história, entre os capítulos 8 e 9 originais, explora o complicado relacionamento entre Patinhas e Dora Cintilante enquanto ele procurava ouro no Yukon. Totalmente inspirada na história de Carl Barks que apresentou a corista (de novo, leiam os extras), Don Rosa insinua o quanto Dora foi o grande caso de amor da vida de Patinhas. Já No Coração do Yukon envolve mais uma confusão nessa época, transcorrendo principalmente durante um grande incêndio na cidade de Dawson.

A Escavação do Canal Culebra


         Passada entre os capítulos 10 e 11, esta história mostra mais um encontro entre Patinhas e Theodore Roosevelt, desta vez durante a construção do Canal do Panamá. Intrigas políticas e busca por tesouros escondidos fazem parte da trama, que ainda tem participações de Matilda e Hortência. As edições de capa dura da Saga publicadas em 2015 e 2016 terminam com esta história.

Uma Carta de Casa


         Esta trama de Don Rosa não faz realmente parte da Saga do Tio Patinhas, mas foi incluída na edição de 2007 em três volumes pois complementa de forma emocionante a história original. Muitos anos depois, Patinhas leva Donald e os meninos até o castelo dos Mac Patinhas, sem saber que quem está cuidando da propriedade é sua irmã Matilda, fato conhecido somente por Donald. O objetivo do quaquilionário é finalmente descobrir o tesouro escondido no castelo, que seu pai Fergus também procurou por muitos anos. Mas uma dupla ligada aos Templários Modernos também quer o tesouro.

         Claro que o reencontro entre os irmãos não é nada amigável, e a maior parte da história se passa entre a procura pelo tesouro e a luta contra o líder dos Templários. Vencido o desafio, finalmente Patinhas e Matilda conversam, em uma cena que irá seguramente levar todos às lágrimas, e finalmente se reconciliam, com direito a vermos como o velho aventureiro acha o sobrinho Donald, por ter uma família, muito mais rico que ele. Vemos como os quatro jovens são incrivelmente importantes para o Tio Patinhas, e choramos de novo quando Matilda mostra ao irmão a última carta de Fergus. Essa maravilhosa história foi publicada também em Tio Patinhas 472 e Mega Disney 1.

         Tão grandiosa e emocionante é A Saga do Tio Patinhas que o diretor Morgann Gicquel realizou em 2018 o documentário The Scrooge Mystery, sobre a obra de Don Rosa. Além disso o principal compositor do grupo Nightwish, Tuomas Holopainen, compôs Music Inspired by the Life and Times of Scrooge, com faixas para cada um dos capítulos da obra-prima do grande mestre Disney. A Saga do Tio Patinhas está tranquilamente entre os melhores materiais lançados nos últimos da Abril com a Disney, e é absolutamente obrigatória para os fãs, para ser relida muitas e muitas vezes!










Nenhum comentário:

Postar um comentário