quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Coletiva de Imprensa: Doug Jones




 
“Um cara alto e magrelo que se move bem, usa máscaras e não reclama delas”. Esse é Doug Jones que está aqui em Terras Brasilis desde ontem (30/01) para participar da StarCon a ser realizada dia 02/02. Hoje tivemos a grande honra de participar da coletiva de imprensa no Hotel Meliã no meio de uma movimentada Avenida Paulista que mal sabia que o Comandante Saru estava ali, no primeiro andar.

             Entre as declarações de Doug Jones durante a coletiva, grande destaque para um fator conhecido por todo trekker que se preze: no universo de Star Trek todas as diferenças são aceitas com absoluta naturalidade, e o importante a destacar nas pessoas são seus talentos e conhecimentos.


            Doug comentou, a respeito do Short Trek “The Brightest Star”, onde a raça de Saru é apresentada, que ele chegou a ser um modelo para os demais atores que interpretaram seus compatriotas em seu mundo natal. A roupa ajuda muito, pois Saru tem que usar salto alto para dar o formato desejado aos pés do personagem. A postura muda muito, dando a ele um jeito de andar diferente dos humanos.

            Doug Jones é conhecido pelas maquiagens, máscaras, roupas que mal deixam que ele seja visto, o que aumenta sua vontade de um desafio, pois ele não quer ser conhecido como “Doug Jones” em todos os papéis, fazendo com que ele sempre busque uma interpretação diferente para cada personagem.

            Em outro momento de destaque, Douglas comentou a respeito de elementos das falas de Saru, presentes igualmente nas de outros personagens, em muitos momentos repletas de termos técnicos reais ou fictícios, as famosas “tecnobaboseiras”. Ele afirmou ser um estudante, muito curioso a respeito de ciência, afinal nosso amado universo de Jornada nas Estrelas tem bases solidamente plantadas na ciência real. Então o simpaticíssimo ator confirmou que pesquisa a respeito quando encontra um termo que não conhece, “ah, então é isso”, conforme comentou. Lê os textos estudando para a prova do dia seguinte, onde tem que representar o personagem.

            Ouvimos Doug cantar “Thriller” e “It’s raining men” ao responder sobre momentos divertidos no set de filmagens, pois é uma pessoa muito musical e do nada começa a cantar com trejeitos diferentes.

            A montagem da roupa e maquiagem leva “apenas” uma hora e meia (como ele mesmo disse). Se for contar que em “Hellboy” ele ficava SETE para encarnar o personagem Abe Sapien, isso REEEALMENTE não é nada! Então uma hora e meia para colocar a roupa e gravar de 15 a 16 horas. Releia nesse momento a primeira frase do post e entenderá tudo o que queremos dizer aqui. Saru não tem nariz humano (dããã ele é um Kelpian) então fizeram uma adaptação com canais que vão das narinas até as bochechas, esculpidos por dentro da máscara. Detalhe: quando ele faz a dublagem de algumas cenas de si mesmo, precisa colocar a parte da frente da mesma, pois sua voz fica mais anasalada como Saru. 


            Ao ser perguntado sobre o Surfista Prateado, personagem da Marvel interpretado por ele em 2007, Doug se emocionou ao lembrar de Stan Lee, com quem conversou e que lhe disse ser ele o seu personagem favorito, pois pode lançar um olhar diferente sobre o ser humano em discussões bastante profundas.

            Claro que os Excers aqui não poderiam deixar de perguntar sobre a sua aparição em Arquivo X no episódio “O antinatural”, no qual ele aparece como um alienígena Gray, tendo como maquiagem um capacete animatrônico com movimentos dos olhos e da boca controlados remotamente. Ele falou que foi uma honra trabalhar com David Duchovny, que escreveu e dirigiu o episódio. E divertiu a platéia descrevendo os ruídos dos dispositivos, com gestos e bzz bzz...

            Bom, podemos dizer que ele é divertido, humilde, simpático e realmente nos deixou com vontade de mais Star Trek Discovery!














            Encontramos amigos da imprensa, fizemos vários novos. Tivemos uma quinta feira produtiva que nos prepara para a grande correria do evento de sábado, onde, das 9 às 20hs, estaremos passeando pelo Teatro Eva Wilma (Rua Antônio de Lucena, 146, Tatuapé) na StarCon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário