terça-feira, 16 de abril de 2019

Como foi: Festival Guia dos Quadrinhos 2019


            Para nós do Corujice Literária o Festival Guia dos Quadrinhos 2019 começou mais cedo, em plena sexta-feira dia 12 de abril, quando tivermos o imenso prazer de entrevistar Francesco Guerrini em meio à montagem dos stands no Hakka Plaza, situado na Rua São Joaquim, 460 e local do evento.







            Conversamos com o simpaticíssimo artista Disney italiano contando com o providencial auxílio do jornalista Thiago Gardinale na tradução, a quem deixamos um muito obrigado! Eu, Renato, havia levado dois exemplares de quadrinhos Disney para receberem o autógrafo de Francesco, o Almanaque Disney 373 com sua história mais conhecida, A Pataca Fatal, e Superpato - Novas Aventuras n° 3 Terremoto.

            Francesco já nos conquistou quando vimos seus olhos brilhando diante das edições, sem dúvida grato por estar diante de fãs de seu trabalho. A entrevista teve início com perguntas a respeito do universo de ficção científica do Superpato, Novas Aventuras, do qual ele foi um dos primeiros colaboradores. Entre outros detalhes preciosos, contou que em Terremoto, em uma das cenas iniciais onde aparece uma caneca cheia de café, inseriu uma referência ao filme Jurassic Park de 1993, mas infelizmente esta desapareceu na colorização. E ele fez os detalhes de como desenhou a cena originalmente em meu exemplar, YES!







            O artista comentou ainda que os autores da série em seu início, em 1996 na Itália, tinham uma grande liberdade criativa e as tramas eram bastante experimentais. Porém comentou que depois foram chamados criadores não familiarizados com o universo Disney, e parte desse sabor se perdeu. Por sinal, recomendo a todos que acompanhem no blog Escritor com “R” a série de artigos sobre Superpato – Novas Aventuras, na qual estou analisando cada uma das 50 edições dessa sensacional saga de ficção científica, comemorando ainda os 50 anos de criação do Superpato.


            Sobre A Pataca Fatal, Francesco comentou que a princípio ficou espantado com a imensa responsabilidade da tarefa, uma vez que essa história é um remake e homenagem a O Trenzinho da Alegria, clássica história de Carl Barks de 1951, e ele comentou que seria como se lhe pedissem para repintar a Capela Sistina. Folheando meu exemplar, mostrou como elaborou cada cena, e até mesmo tomou inspiração diretamente nos desenhos de Carl para criar os seus, sempre mostrando um imenso respeito pela obra do Homem dos Patos, como Barks é também conhecido.


            Depois de desenhar no novíssimo Grande Almanaque Disney e assinar seu nome nos demais exemplares, tiramos fotos com Francesco que nunca deixou de exibir uma simpatia e um carinho exemplares. Um grande artista e um perfeito gentleman! E claro, confiram no vídeo nossa entrevista completa!






            No sábado finalmente teve início a edição 2019 do FGDQ, especialíssima pela comemoração dos dez anos do evento, e o Hakka Plaza se revelou um local perfeito para abrigar a festa. Entrando no enorme salão tínhamos o palco à esquerda, onde aconteceram várias apresentações, palestras e atividades, e uma linha dos maiores stands do evento separando essa parte dos demais expositores.


            O primeiro grande stand era da Culturama Editora, e a fila para autógrafos de Francesco Guerrini permaneceu imensa ao longo de todo o dia. Em destaque as já famosas caixas com as cinco edições mensais e O Grande Almanaque Disney, este uma nova edição bimestral que trará as grandes sagas da Disney. Conversamos bastante com o editor Paulo Maffia e demais amigos que já formamos ali, como Janaína Silva, Glítcia Soares Nobre e Juliana Corso Thomaz. Todos, sem exceção, extremamente atenciosos e sempre perguntando se nós precisávamos de mais alguma coisa para a cobertura do evento que estávamos fazendo. PS: abraços e carinho a todos!




            Esse contato tão atencioso e gentil que a Culturama está tendo com os fãs é um exemplo a ser seguido! Sem dúvida sua história com a Disney, que está somente em seu início, será muito longa e prolífica, e a eles só temos a dizer: obrigado! Para conhecer mais o trabalho deles é só clicar no banner que colocamos aqui do lado.

            E claro, aproveitei e iniciei o loot do evento, com a caixa dos número 1 das edições mensais. Podem conferir nas fotos, vale muito a pena!

            Depois visitamos o stand ao lado, da Komic Kazi, com uma incrível coleção de quadrinhos e memorabilia do Batman. Continuando, seguimos para o stand da Comic Hunter, loja especializada em quadrinhos que trouxe para os fãs uma enorme variedade de exemplares, nacionais e importado, abrangendo décadas de criação da Nona Arte. E como sempre, é possível encontrar vários exemplares interessantes, confiram por sinal nas imagens de nosso loot.

            Loot este, aliás, que foi aumentado quando paramos para conversar com o também simpaticíssimo e divertido Carlos Ruas. Suas tirinhas Um Sábado Qualquer e Cães e Gatos são absolutamente hilárias, merecidamente fazendo dele um dos quadrinistas brasileiros de maior sucesso da atualidade. Este escriba, que já tinha Deus por Trás das Câmeras, adquiriu os volumes seguintes, Boteco dos Deuses e Fique com os Deuses. A Má não resistiu a um copo e uma arte de Cães e Gatos, tudo devidamente autografado pelo autor. Carlos até gravou um vídeo conosco, que já pode ser conferido em nosso Instagram!




            Outro bom amigo que encontramos foi Tom Dutra, pela primeira vez participando de um Artist´s Alley, com sua revista Dicas do Tom e seu primeiro livro de tirinhas!


            Entre visitas a stands e conversas, mal nos demos conta de que as 17 horas estavam chegando, e lá fomos para o auditório conferir a apresentação do painel Disney e Culturama. Tomaram parte o editor Paulo Maffia, Thiago Gardinali e claro, Francesco Guerrini. Gravamos essa parte também, mas entre os comentários que podemos acrescentar estão:

- Paulo Maffia comentou que no FGdQ de 2018 já havia sido informado pela Abril, antiga editora da Disney no Brasil, de que os quadrinhos não teriam continuidade. Evidentemente não tinha autorização para divulgar essa informação, mas foi orientado pelo então editor Sergio Figueiredo para realizar uma grande apresentação para os fãs, o que fez com louvor. Momento emocionante quando ele lembrou que, passado um ano, está novamente encerrando um ciclo, o do lançamento dos quadrinhos Disney pela Culturama.

- Francesco Guerrini comentou sobre o início de sua atuação pela Disney, como se surpreendeu pela grande quantidade de pedidos para desenhar o Tio Patinhas, que é mais popular no Brasil que na Itália, e como sente uma enorme satisfação quando os fãs apreciam seu trabalho. Encantado com o carinho dos brasileiros, ainda disse que seu personagem preferido é o Donald, pois é muito versátil e pode fazer qualquer coisa, desde ser o alívio cômico até o herói de uma história.

- Foi apresentado um vídeo, gravado por Thiago Gardinali na Itália com vários artistas desejando votos de sucesso para a Culturama e de muito carinho para os fãs brasileiros. Desde o próprio Francesco Guerrini, passando por Teresa Radice e Stefano Turconi (autores de Pateta Repórter), Marco Gervasio (criador da saga de Fantomius, que foi analisada em uma série de artigos no Escritor com “R”) e muitos outros.


            Por sinal, durante a entrevista de Gardinali com Gervasio, é possível ver na mesa ao fundo bonecos de Fantomius e sua companheira, Dolly Páprika!

            Ainda ficamos um bom tempo conversando no stand da Culturama, parabenizando-os pela iniciativa e comentando histórias que gostaríamos de ler em português. Nossas preferidas imediatas são:

- Má: Orgulho e Preconceito, sátira do clássico de Jane Austen publicada na Itália no ano passado, nas edições 3292, 3293 e 3294 da Topolino. E por sinal, de autoria dos já mencionados Teresa Radice e Stefano Turconi.



- Renato: As três histórias ainda inéditas no Brasil de Fantomius; La notte delle gemme publicada na Topolino 3273; a maravilhosa I due vendicatori da Topolino 3275, na qual o genial Marco Gervasio promove o histórico encontro de Fantomius com seu sucessor, o Superpato; e La settima arte, da Topolino 3280.

            E nem comentei ainda sobre Donald Quest, as ainda inéditas de Superpato Nova Era, a mais nova série de ficção científica de nosso maior herói...

            Entre os amigos com quem conversamos estavam ainda Marcelo Borba, do grupo Disneyanos (que fez mais um encontro oficial durante o evento), Mauricio Muniz e Manoel de Souza, Felipe Folgosi, Barquinho Cultural, Laranja Cast, Alexandre Cavalcante e claro, Edson Diogo, o criador dessa grande festa!



            Como sempre, o Festival Guia dos Quadrinhos foi um excepcional evento, sem dúvida o mais importante do ano para os autênticos fãs dessa arte tão fascinante e seus personagens que tanto nos cativam. A organização está de parabéns, e já estamos contando os dias para o próximo!   

Pitaco da Má sobre o evento:
Lugar escolhido foi ótimo. A mudança do Club Homs para o Espaço Hakka foi muito inteligente por uma série de motivos:
- Espaço para o palco não atrapalhava os stands;
- Espaço entre as mesas tanto dentro (para os standistas) como fora era bom para a circulação de pessoas, mesmo que tivessem algumas paradas vendo as novidades dali;
- Três locais diferentes para alimentação, um no térreo com frozens e dois no andar de cima com lanches e Maid Café (com um super Princess Coffee que eu repeti!), no andar de cima ainda tínhamos várias mesas para comer tranquilos;
- RPG em algumas mesas que quase não parou;
- Aula de desenho que acontecia a cada hora e com professor atencioso;
- Expo Batman no andar de cima;
- Uma ótima vista do que acontecia lá no andar de baixo.
           
            O evento foi muito bom. Pudemos ver amigos antigos, fazer novos e ainda aproveitar muito. O loot foi grande, mas acho que o loot maior foi na tarde gostosa e na ansiedade para o próximo FGdQ! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário