quinta-feira, 11 de abril de 2019

Resenha: Anos sem Volta: Recordações dos Anos 80





            Para quem não passou a infância e adolescência nos anos 80, é difícil entender a razão pela qual aqueles entre nós que tiveram esse privilégio sentem tamanha nostalgia desse período.

            O mundo era muito diferente nessa época. Final da Guerra Fria, redemocratização do Brasil, e vejam só, vivíamos sem internet, Facebook, celular ou Whatsapp! Brincávamos na rua, visitar as bancas de revistas era sempre uma experiência enriquecedora (até livros estavam disponíveis!), e os shopping centers eram grandes novidades. Íamos a cinemas de rua assistir filmes como Indiana Jones, De Volta para o Futuro, Star Wars (sim, acreditem, naquele tempo os filmes de Star Wars realmente valiam o ingresso!) e tantas outras produções que hoje são clássicos imbatíveis da Sétima Arte.

            Na música, então... Queen, David Bowie, A-Ha, Duran Duran, Michael Jackson, Madonna, tantas bandas e tantos artistas com lugar cativo na história, do tempo em que música era música mesmo!

            Era um tempo muito mais inocente, exemplificado por produções atuais como Super 8 e Stranger Things, em que encontrávamos os amigos face a face para brincar, conversar, tomar refrigerante na padaria da esquina. Anos, realmente, sem volta.

            Por tudo isso, ler Anos sem Volta: Recordações dos Anos 80, escrito por Wendell Stein, foi um enorme prazer, um retorno àquela época de tantas descobertas quando o mundo e a vida eram muito mais simples, e em muitos sentidos, muito mais saborosos.

            Conheci o Wendell dentro do meio ufológico, que frequentei por muitos anos, mas ele teve a sorte de sair antes de mim, livre para alçar voos mais altos. Recentemente o encontramos na Bienal do Livro 2018, quando ele até gravou uma entrevista comigo que pode ser conferida abaixo.


            Anos sem Volta começa com recordações de infância, histórias de assombração, as bicicletas que estavam na moda nos anos 80 graças a ET – O Extraterrestre, os passeios por propriedades de família e amigos no interior, e uma das maiores sensações dos anos 80, o Atari!

            Wendell constrói uma narrativa quase documental, mesclando ficção com suas próprias recordações, narrando aventuras, descobertas e encrencas que com certeza trarão muita nostalgia aos leitores que também experimentaram as sensações daqueles bons tempos.

            Os primeiros microcomputadores, que somente os muito endinheirados conseguiam comprar, e um evento que marcou o ano de 1986, mesmo tendo sido decepcionante para alguns: a passagem do cometa Halley! Pessoalmente, para este escriba, foi algo inesquecível, mesmo que o cometa se mostrasse somente com a aparência de um chumaço de algodão esfumaçado, em meio a estrelas sem fim na região do Alto da Serra, em Serra Negra, para onde fomos para vê-lo. Me lembrei de David Bowman em 2001 agora: “Meu Deus, está cheio de estrelas!”.

            Da época tenho o livro Cometas – Os Vagabundos do Espaço, pacientemente feito por fascículos da Editora 3, que não dou, não vendo nem empresto.

            Imagens igualmente saudosistas recheiam o livro, e podemos conferir, entre muitos outros, o próprio Atari, o Cubo Mágico, Pula-Pirata, chocolate Kri, Genius, Aquaplay, os ioiôs de Coca-Cola, Fanta, drops Dulcora e tantos outros produtos inesquecíveis. A parte das Turmas, os amigos com os mesmos gostos e afinidades, os encontros, as brincadeiras, passeios, bailinhos, dançar com aquela garota durante uma música lenta... E as lendas urbanas e os causos de fantasmas, então? Muitas das conspirações, causos e lendas que o pessoal de hoje comenta teve seu início nos saudosos anos 80, como Anos sem Volta demonstra com primor!

            O adeus à inocência, como tantos de nós, veio com os anos 90. Já então, com tantas mudanças, perdas e o início de certo cinismo que por fim nos trouxe à época atual, fomos arrastados por esses novos tempos, deixando de vez os anos 80.

            Dos anos de adolescência e descobertas, primeiros encontros, primeiros beijos, nos trazem palavras que fazem refletir, muito bem escritas em Anos sem Volta: “Mas aprendi que cada momento é precioso, é precioso porque é único. Devemos aproveitar cada momento, com nossos amigos, nossas famílias, filhos, namoradas e esposas... As palavras nunca ditas sempre são as que mais nos arrependemos de guardá-las”.
 
            Anos sem Volta: Recordações dos Anos 80, é um relato que fala ao coração e as almas de todos nós que vivemos essa época com muita música, filmes que se tornaram clássicos, e acima de tudo muitos amigos que se mantém fiéis até hoje. Wendell Stein nos apresenta um relato emocionante do que foi ter o privilégio de experimentar esse período eletrizante, maluco, e que deixou muitas saudades. A obra pode ser encontrada na Amazon, e recomendamos fortemente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário