domingo, 24 de fevereiro de 2019

Como foi: Lançamento HQs Disney Culturama











            Depois de meses de expectativa, muitas teorias e especulações e algumas rusgas com pessoas que provavelmente não devem ser chamadas de fãs de quadrinhos, o momento finalmente chegou! A Editora Culturama realizou uma grande festa no Espaço de Eventos Coco Bambu, no bairro da Casa Verde em São Paulo, para apresentar as capas das cinco históricas edições número zero que marcam o início de seu trabalho publicando os quadrinhos Disney.







            Logo na entrada uma série de cavaletes recebiam os participantes do evento com as artes que vários mestres Disney desenharam para saudar a união Disney e Culturama, que são:

- Superpato de Marco Gervasio;




- Teresa Radice e Stefano Turconi com Minnie e Pateta de Pateta Repórter;



- Primaggio Mantovi com o Senhor Disney e o Mickey;


- Moacir Rodrigues Soares com o Mickey falando “gauchês” (a sede da Culturama se localiza em Caxias do Sul);


- Luiz Podavin fazendo nosso querido Zé Carioca embarcar com uma etiqueta RS em sua mala para estes novos e promissores tempos;



- Francesco Guerrini com seu Donald também saudando a Culturama;


- Morcego Vermelho, de Carlos Edgard Herrero;


- Mickey saudando a Culturama, por Casty;


- Brigitte de Silvia Ziche.


            Por sinal vale adiantar uma preciosa informação: o italiano Francesco Guerrini tem presença confirmada no Festival Guia dos Quadrinhos, que acontece nos dias 13 e 14 de abril aqui em São Paulo!



            Encontramos e conhecemos muitos amigos com quem há tempos temos contato. O próprio editor Paulo Maffia, Paulo Gustavo, Sidney Gusman, Manoel de Souza da revista Mundo dos Super-Heróis (e que ao lado de Mauricio Muniz está dando os retoques finais no livro Os Quadrinhos da Editora Abril, a ser lançado em breve), Edson Diogo, organizador do Guia dos Quadrinhos, melhor fonte de consultas brasileira para quem busca informação, e que está suando a camisa para realizar esse grande Festival que completa dez anos, Marcelo Borba do grupo Disneyanos do Facebook, Tom Dutra, e muitos outros! E por favor nos desculpem se esquecemos de alguém, as emoções durante o evento estavam, claro, à flor da pele!


            Outro a recepcionar quem chegava ao evento era o desenhista Fernando Ventura, e era inevitável ficar minutos a fio admirando sua arte em inúmeros personagens Disney. Fazendo várias poses víamos Donald, Mickey, Tio Patinhas e vários outros, até mesmo o Professor Ludovico! A Má ficou com outro querido Professor, o Pardal, acompanhado de seu fiel Lampadinha, e o Renato levou para casa, claro, o maior herói da Disney, o Superpato!





            A cerimônia teve início com a apresentação do jornalista Thiago Gardinali, parte da equipe de tradutores da Culturama, e declarações também do diretor geral Fabio Hoffmann, da editora chefe Naihobi Rodrigues, e do editor Paulo Maffia. Todos comentaram a respeito da trajetória da empresa, que tem contratos com a Disney desde 2015, culminando agora com a publicação dos quadrinhos. A inovadora estratégia de distribuição da Culturama, que já possui mais de 2.000 pontos de venda espalhados pelo Brasil, também foi destacada, incluindo além das tradicionais bancas também farmácias, papelarias, supermercados e outros locais.







            Thiago retornou ao palco e convidou várias pessoas para revelar finalmente as capas das edições número 0. Uma de cada vez foram descobertas Mickey, Tio Patinhas, Aventuras Disney, Pateta e Pato Donald, rendendo uma calorosa salva de palmas. Depois das inúmeras fotos foi a vez de mais uma surpresa: Donald em pessoa aparecer para alegrar a festa e foi formada uma longa fila já que todos queriam uma foto com seu herói!
 
Fonte: Equipe Culturama



            Já havíamos reparado em um expositor com as cores da Culturama escondido ao lado da entrada, e nesse momento ele foi colocado ao lado da exposição das artes dos mestres para todos conferirem e tirarem fotos dessa outra novidade da Culturama. Depois foi finalmente servido o jantar, que por sinal estava ótimo, animando as conversas em todas as mesas.

            Entre as novidades prometidas por Paulo Maffia, com quem conversamos ao longo do evento sempre que conseguíamos, estão: Grande Almanaque Disney, lançamento no Festival Guia dos Quadrinhos, formato americano, 193 páginas, no qual serão publicadas grandes sagas e muitos textos e artigos extras; especiais temáticos como Dia dos Namorados e Halloween; um especial comemorativo dos 85 anos de nosso querido Pato Donald, pela primeira vez mostrando sua infância e adolescência, e como recebeu a tarefa de cuidar dos sobrinhos. Anteriormente Maffia já havia comentado a respeito das grandes chances de publicar o novo Manual do Escoteiro Mirim inspirado na atual série Ducktales.


            E o conteúdo? Afinal o que trazem essas belas edições número zero da Culturama? Não daremos spoilers, evidentemente, já que ainda as estamos lendo, e elas ainda não chegaram às bancas! Mas deixaremos aqui o título das histórias que abrem cada edição, bem como os nomes dos artistas e outras informações, combinado?

- Mickey 0, Mickey e a aventura sob medida, roteiro de Francesco Artibani e arte de Lorenzo Pastrovicchio, primeira publicação em Topolino 3286 de 14 de novembro de 2018;



- Tio Patinhas 0, O grande amor do Tio Patinhas, roteiro de Bruno Concina, arte de Giorgio Cavazzano;


- Aventuras Disney 0, Superpato e o Azarraio, roteiro de Byron Erickson, arte de Andrea Freccero;


- Pateta 0, Pateta e Mickey em A profecia dos Saurotecas, roteiro de Vito Stabile, arte de Marco Mazzarello, publicada em Topolino 3276 de 5 de setembro de 2018;


- Pato Donald 0, Um golpe na Escandinávia, roteiro de Carol McGreal e Pat McGreal, arte de Arild Midthun.






            Todas as edições trazem as informações de praxe no expediente em sua última página, e com algo que foi motivo de polêmica para uma pequena minoria, mas que a imensa maioria aplaudiu. Ao lado do número zero, as revistas trazem outro número precedido da sigla R.P.B. Esta se traduz por Revista Publicada no Brasil, e esses números são da sequência de publicação em nosso país desde o início.

            Então vejamos, para cada uma das novas revistas da Culturama, os números são: Mickey 0, R.P.B 912; Pato Donald 0, R.P.B. 2482; Tio Patinhas 0, R.P.B. Pateta 0, R.P.B. 88; Aventuras Disney 0, R.P.B. 49. Para fins de registro essa é uma preciosa informação, que os verdadeiros fãs e colecionadores muito apreciaram. Outra excelente iniciativa da Editora Culturama!


            Assinantes terão direito a brindes surpresas relacionados às histórias, cliquem aqui para saber mais. Para mais informações sobre a assinatura é só clicar aqui.
Brinde da primeira assinatura: revistas + copo exclusivo


            Não poderíamos terminar nosso relato dessa grande festa de outra forma: muito obrigado Culturama, especialmente ao Paulo Maffia e a Janaína Silva (nossos contatos mais próximos na Culturama), por esse grande presente que deram a todos nós fãs da Disney, participar desse momento histórico de recomeço dos quadrinhos que tanto amamos no Brasil! Desejamos um enorme sucesso nesta empreitada, da qual todos nós só temos a ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário