quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Tributo a Stan Lee - Teatro UMC





            No domingo, dia 25 de julho, tivemos o enorme prazer de conferir a apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos no Teatro UMC. O tema do concerto não poderia ser mais nerd: Tributo a Stan Lee.

            O legendário líder da Marvel Comics (28-12-1922, 12-11-2018) exerceu e exerce uma influência extraordinária não somente nos quadrinhos, mas em toda a indústria cultural, e se tornaram marca obrigatória nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel as suas sempre aguardadas aparições:

            Stan Lee faz falta, mas será sempre lembrado! Especialmentepor suas ideias, e ninguém melhor que ele mesmo para falar a respeito:




            E para celebrar sua vida e sua carreira, a Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos tocou, no Teatro UMC, vários dos temas dos filmes da Marvel! O começo não poderia ser mais alto astral, com Guardiões da Galáxia!

Tema do Filme Guardiões da Galáxia, Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos em outra
 apresentação.


            Depois apreciamos e aplaudimos muito vários outros temas, como Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha... e confesso que brincamos um pouco com este outro tema:





            Homem-Formiga, X-Men, Doutor Estranho, Pantera Negra (WAKANDA!!!) Capitão América (um de meus preferidos) e Vingadores vieram a seguir (mas não nessa exata ordem, bem entendido).

            E sim, para o Renato: Team Captain, always!!!


            Para a Marcia: WAKANDA FOREVER!!!



            Uma grande surpresa foi quando a banda, sob a batuta do maestro Ederlei Lirussi, tocou os temas da série de 1966 de Batman, e também do clássico Superman de 1978!

Tema Batman e Superman - Banda Sinfônica Conservatório Villa Lobos



            A explicação é simples: por volta do ano 2000 Stan Lee criou para a DC suas versões de Batman, Superman, Mulher-Maravilha e outros heróis da casa concorrente. O resultado divide opiniões, mas é sem dúvida um marco na carreira do mestre, e sem dúvida merece ser lembrado na homenagem.

            E sim, o tema inigualável de John Williams para o Superman continua sendo um dos mais bonitos de todos os tempos, e a lembrança daquele filmaço com o saudoso Christopher Reeve (que eu vi no cinema, denunciei a idade agora) foi muito emocionante!

            A apresentação ainda contou com a presença do jornalista Marcelo Duarte, apresentador do famoso programa de rádio Você é Curioso, além de autor de várias edições do Guia dos Curiosos. Marcelo apresentava alguns fatos pouco conhecidos sobre a carreira de Stan Lee, e fez várias brincadeiras com o maestro Ederlei e o público. O regente chegou até a conduzir a banda com a garra do Wolverine, e o Martelo de Thor!

            Felizmente ele se mostrou digno deste último, claro.

            Foi uma noite inesquecível, que adoraria repetir. É sempre emocionante ver os temas de filmes sendo executados ao vivo, e para quem ainda questiona “por que música em filmes”, experiente assistir a qualquer produção em silêncio.

            Perde a graça, né?

            O Maestro Ederlei, responsável pela Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos ainda faz outras apresentações, e entre os temas estão Star Trek (YES!!!), Star Wars, temas de seriados (inclui Arquivo-X, uhu!).

Já conversamos com o pessoal do Teatro UMC, e brevemente traremos mais informações a vocês. Fiquem com mais um pouco desses talentosos artistas:

Tema Star Wars - Banda Sinfônica Conservatorio Villa Lobos



            O Tributo a Stan Lee foi um espetáculo maravilhoso, e quero ver de novo! Mais que recomendado!

            Lá no Teatro UMC ainda tem muita coisa boa, como Tributo a Queen, Queen for Kids (onde falam um pouco sobre bulling e respeito), Sítio do Pica Paul Amarelo e muitos outros.

            Super tranqüilo de chegar, ali na Vila Leopoldina, conseguimos vaga na rua mesmo, lanchonete lá dentro com uma sopinha que ajudou a espantar o frio e o pessoal de lá é muito atencioso.

Em breve vai ter programa na Rede Premium TV sobre esse Tributo fantástico!

Um comentário: