sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Space Wars Um Concerto Intergaláctico: adoramos!


Para nós do Corujice Literária tem sido um enorme prazer visitar o Teatro UMC para conferir as apresentações da Banda Sinfônica Villa Lobos e também da SP POPS Symphonic Band, ambas regidas pelo maestro e arranjador Ederlei Lirussi. Como podem conferir aqui no blog, já acompanhamos o “Tributo a Stan Lee” e “Seriados da TV in Concert” com a primeira, e “O Melhor de John Williams” com a segunda.


Neste domingo, 13 de outubro, comparecemos novamente ao Teatro UMC para acompanhar Space Wars: Um Concerto Intergaláctico, de novo com o maestro Ederlei regendo a SP POPS Symphonic Band. Não deixa também de ser um tributo ao extraordinário John Williams, pois foram tocados os temas da Trilogia passada em Uma Galáxia Muito, Muito Distante, e de alguns outros filmes que vieram depois.


Sim, para este escriba Star Wars continua sendo uma trilogia. Hoje, depois dos novos filmes, entendo e respeito o que George Lucas tentou fazer nos episódios I, II e III, contar novas histórias. E dos filmes novos só gosto de Rogue One.

Bem, vamos ao concerto? Começar com esse hino da ficção científica mundial que é o tema de Star Wars foi maravilhoso, e achamos fantástico que, tal como acontece na abertura dos filmes, o telão exibiu o letreiro inclinado com os nomes dos componentes da banda. Sensacional!


Depois veio o tema da Princesa Leia (e para mim ela sempre será princesa), em as imagens dos filmes clássicos passando pela mente... lindo!!!

Deve ter sido, a seguir, uma das primeiras vezes em que uma banda sinfônica tocou o tema da Cantina de Mos Eisley, o que foi muito divertido, e muito bonito também. Uma das músicas mais aplaudidas de todo o concerto.


As trilhas sonoras foram organizadas para seguir a ordem dos filmes, portanto depois tivemos o tema de Yoda. Também belíssimo, e se permitem, sempre adorei O Império Contra-Ataca, especialmente por suas magníficas lições sobre a Força, é o melhor filme... mas Uma Nova Esperança, o primeiro, para mim será sempre o Número Um!

Também tivemos a antológica The Throne Room fechando a apresentação, e o concerto foi seguindo, com os temas de cada filme, acompanhados no telão com belas montagens com cenas antológicas de Star Wars, mas trazendo os personagens substituídos por instrumentos musicais. Tiramos algumas fotos, que publicamos ao longo deste texto, claro! E além de Rogue One ser o melhor dos novos filmes, sua música tema é também belíssima!


O concerto foi encerrado com a mencionada The Throne Room, e claro que a plateia pediu bis. O maestro Ederlei retornou, mas antes de comentar a respeito vale descrever uma das partes mais legais da apresentação. Quando o tema The Imperial Suite de Rogue One foi apresentado, Ederlei explicou que na verdade a música foi composta por Michael Giacchino, e não por John Williams. Contudo, a nova composição presta tributo à música do mestre, conforme a banda demonstrou. Foi magnífico!


E o concerto foi encerrado, claro, pela Marcha Imperial. Preciso escrever mais?


Só temos a agradecer ao pessoal do Teatro UMC, com destaque a seu gerente Nelson que tem sido tão atencioso conosco, e ao maestro Ederlei Lirussi, além de todos os talentosos músicos cujas apresentações acompanhamos. Tem sido maravilhoso acompanhar esse trabalho realizado com o intuito de popularizar a música de orquestra, além de, claro, também a ficção científica, pródiga em usar essas composições em suas melhores trilhas sonoras. Não esqueçam de acompanhar sites e redes sociais de todos para datas, horários e novidades:

Teatro UMC, site e Instagram: @teatroumc

Maestro Ederlei Lirussi: @lirussiederlei e @a.magiadocinema

SP Pops: @sp_pops_symphonic_band

De nossa parte, dá para pensar ainda em muitos e muitos outros filmes com trilhas capazes de trazer lágrimas aos olhos, e fazer delirar gerações de fãs, e deixamos um muito obrigado e um até breve a todos que têm nos proporcionado esses momentos inesquecíveis.

E se os leitores ainda não foram conferir nenhum desses espetáculos no Teatro UMC, nosso conselho é: corra para lá e aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário