A exposição
iniciada no dia 26/8 vai até 26/10 no estacionamento do shopping Eldorado.
Finalmente fomos no dia 11/10 com o casal de amigos Moriama e Denise – belo
presente de dia das crianças antecipado. Com horário marcado, a expo abre as
portas a cada 20 minutos para controlar a quantidade de pessoas nos seus
2.600m². Nosso amigo tem um canal no youtube onde fala da expo e mostra, no vídeo abaixo, como foi nossa visita.
A Space Adventure conta com mais de 300 itens originais da NASA (alguns até autografados) e 20 réplicas, incluindo os módulos de comando e lunar, além do Lunar Rover, o jipe lunar, este em tamanho natural.
Logo no começo, somos recebidos em uma sala para assistirmos ao filme abaixo ao belo som de “Rocket Man” de Elton John.
Chegamos então a um corredor no qual o primeiro item é um modelo do foguete V2, o primeiro grande foguete bem sucedido. Seu primeiro voo foi em 1942 sendo depois utilizado como arma pela Alemanha. Por sinal o V quer dizer Vergeltungswaffe 2 (ou seja “Arma de Vingança 2”). Após a guerra EUA e URSS utilizaram o V2 no início de seus programas espaciais.
Ao longo do corredor estão expostas várias imagens dos astronautas e cosmonautas pioneiros, incluindo Yuri Gagarin (primeiro homem a ir ao espaço em 12/04/1961), Valentina Tereshkova (primeira mulher a ir ao espaço em 16/06/1963), e os primeiros astronautas Norte Americanos conhecidos como Mercury Seven, entre outros.
No pavilhão principal, entre inúmeros itens, trajes espaciais, equipamentos, alimentos e vários outros destaques. Principalmente se olhar para o teto e contemplar satélites e foguetes como Sputnik I, Explorer I, Titan II e Saturn V. Este último, o foguete que levou a humanidade à Lua também está representado por um modelo no qual se pode ver o interior de cada estágio.
Entre os trajes espaciais podemos ver sua evolução desde o Projeto Mercury até a indumentária utilizada nos pousos lunares do projeto Apollo. Destaque deste último ser o utilizado por Edwin Eugene Aldrin Jr., o famoso Buzz (sim, ele que foi homenageado no nosso querido Buzz Lightyear de Toy Story).
A sala seguinte era a de controle, com algumas mesas imitando a mesa central, e original da NASA, com o telefone vermelho e o cronômetro para o lançamento. Essa parte foi rápida e logo passamos para uma sala com cinema 360° e teto todo escuro. O filme começa com os preparativos do lançamento do Saturn V e acima de nós estão seus motores. 5, 4, 3, 2, 1... e sentimos o chão tremer! Estamos iniciando uma jornada à Lua!
As portas se abrem e estamos na Lua. Aqui estão expostos os elementos de cada missão Apollo. Um modelo da Terra à Lua, com a trajetória que percorremos na sala anterior. O Lunar Rover, dois astronautas e a bandeira Norte Americana simulando o primeiro pouso na Lua, ao lado do Módulo Lunar. Vemos também o módulo de comando (gente, aquilo é claustrofóóóbico) e muitas informações sobre cada missão, locais de pouso, fotos e itens.
Mais ao fundo temos um modelo da Lua com pequenos módulos lunares, representando as Missões Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17. A Apollo 13, como sabem, experimentou problemas técnicos e precisou voltar para a Terra.
Ao lado, vários elementos das missões lunares, incluindo uma réplica da placa deixada na Lua após o primeiro pouso em 20/07/1969. Podemos ainda contemplar uma autêntica rocha lunar que proporciona ótimas selfies, e um grande mural ao lado expõe vários jornais e revistas da época da Apollo 11. Ainda podemos conferir dois exemplares dos relógios usados pelos astronautas, do modelo Omega Speedmaster, fotos e documentos com assinaturas dos tripulantes.
A última parte da exposição é a “lodjinha”, com camisetas, bonés, bottons, chaveiros, canecas e muitos outros itens à disposição.
Visitar a Space Adventure foi quase a realização do sonho dessas duas crianças que vos teclam.
Além do mais, já nos deixou no clima para acompanhar o vôo espacial pela Blue Origin, de William Shatner (Capitão Kirk forever!) realizado dois dias depois. Acompanhamos ao vivo pela internet, nos arrepiando a cada momento. Foi emocionante!
Aproveite para visitar a Space Adventure o quanto antes. São as últimas semanas!!! Essa visita nos lembrou as palavras do cientista russo e teórico do vôo espacial Konstantin Tsiolkovsky:
“A Terra é o berço da Humanidade,
mas não podemos viver sempre no berço.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário