segunda-feira, 25 de maio de 2015

Livros em Pauta



EVENTO REÚNE PROFISSIONAIS E FÃS DE LITERATURA
E CULTURA POP EM SÃO PAULO
Em sua quinta edição, Livros em Pauta ampliou programação para contemplar também o universo das histórias em quadrinhos, games e jogos de RPG. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e com censura livre.


Concebido como um encontro de profissionais e público ligados ao livro e à literatura, o Livros em Pauta - que realiza sua quinta edição no dia 30 de maio, em São Paulo – ampliou a programação para contemplar outras áreas de interesse: quadrinhos, cinema, séries de TV, RPG, games e outros produtos relacionados à cultura pop.
O consumidor de livros, ao longo dos anos, passou a apreciar outros tipos de mídias correlatas. Basicamente, essas pessoas consomem histórias, não importando em qual tipo de suporte elas se apresentam”, explica Edson Rossatto, editor da Andross Editora e organizador do evento.
As atividades, todas gratuitas, incluem palestras, bate-papos, workshops, encontro do Clube do Livro e mesas redondas sobre diferentes temas, como crítica literária, mangás, jornalismo turístico, direitos autorais, dublagem, adaptações para cinema e muitos outros.
Entre os nomes confirmados estão os jornalistas e escritores Gonçalo Jr. e Paulo Gustavo Pereira, o editor responsável pelas revistas em quadrinhos da Disney, Paulo Maffia, e o ator Felipe Folgosi, que recentemente teve seu projeto para a graphic novel Aurora financiado de forma coletiva.
O evento dispõe de uma área com mesas de editores e autores para o público adquirir livros, gibis e itens com temática nerd – camisetas, canecas e ímãs – a preços promocionais, e também uma sala reservada para os jogadores de RPG.

Lançamentos
Durante o Livros em Pauta, acontece o lançamento de oito antologias de contos literários publicadas pela Andross Editora. São elas: De Repente, Nós; Viagens de Papel; As Quatro Estações; Legado de Sangue; King Edgar Hotel; Imaginarium; Além das Cruzadas e Sede – Contos distópicos sobre um futuro sem água. Os autores estarão disponíveis para conversar com o público e distribuir autógrafos.

PROGRAMAÇÃO
11h às 12h30
Leitura 100% – Como ler, extraindo o máximo de aproveitamento, com Alfer Medeiros
Utilizando redes sociais para incentivar e promover a literatura, com Alice Reis
RPG para iniciantes – Aprenda o essencial para jogar, com Átila Oliveira
RPG e educação – Como usar o entretenimento em sala de aula, com Alan Uemura
Crítica Literária: como fazer uma eficiente resenha de livro, com Renato Modernell

13h às 14h30
Encontro de autores dos lançamentos da Andross Editora
Clube do Livro: Bate-papo sobre a HQ Um Contrato com Deus e outras histórias, de Will Eisner (Curadoria: Grupo Traçando Livros)
Conceitos de feminismo no mangá – estudo de caso de Sailor Moon e outras obras, com José Carlos Júnior
A volta ao mundo em 80 mil palavras – Como escrever livros jornalísticos sobre viagens nacionais e internacionais, com Miragaia René Angelino
Direitos Autorais: princípios e conceitos básicos que todo escritor deve conhecer, com Lúcia Helena Bettini

15h às 17h
Lançamento das antologias literárias da Andross Editora
Design editorial: princípios básicos para a construção visual de livros, impresso e digital, com Gledson Zifssak
Mesa-redonda Línguas da imaginação – As bases das criações de idiomas ficcionais, com Cesar Patoulos, Natália Borges, Fernando Augusto Dias Afonso e Bruno Anselmi Matangrano (mediador)
Mesa-redonda Eu conheço essa voz – Quem faz e como funciona a dublagem brasileira, com Denise Simonetto, Gonçalo Júnior e Maurício Muniz (mediador)
Mesa-redonda O perfil atual do leitor brasileiro de quadrinhos, com Paulo Maffia, Rogerio Saladino, Ivan Barbieri e Marcelo Naranjo (mediador)
Mesa-redonda Na tela é diferente: são pertinentes as mudanças nas adaptações para o cinema?, com Paulo Gustavo Pereira, Silvia Helena Penhalbel, Surya Bueno e Eduardo Marchiori (mediador)

17h30 às 19h
Nuvem de livros: o atual panorama da interatividade on-line de consumidores de e-books, com Alessandra Barros Marassi
Storytelling para games – Como criar histórias para as novas tecnologias, com Juliano Barbosa Alves
Mesa-redonda Financiamento coletivo – Como criar um projeto cultural com maiores chances de ser financiado, com Felipe Folgosi, Luciana Masini, Filipe Larêdo e Wilson Simonetto (mediador)
Mesa-redonda O boom dos heróis no cinema: o público pode cansar?, com André Morelli, Clóvis Furlanetto e Alan Uemura (mediador)
Mesa-redonda Futurologia da Ficção – A influência da imaginação fantástica na construção da realidade, com Marcello Simão Branco, Roberto de Sousa Causo, Paulo A. Zoppi e Luciano Marzocca (mediador)

SERVIÇO:
Livros em Pauta – Congresso de Literatura, Quadrinhos, RPG e outras mídias nerds
Data: 30 de maio
Horário: 10h às 20h
Local: Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM (Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo – próximo à estação Vila Mariana do metrô)
Entrada gratuita – Censura livre
Todas as atividades são gratuitas; porém, as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada


Mais informações para a imprensa:

Edson Rossatto
11 2943-7687
11 98217-6191
edson@andross.com.br
www.livrosempauta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário