quarta-feira, 29 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista Tainan Rocha








Tainan Rocha de Lima, 26 anos, é um ilustrador fabricado em Porto Seguro e nascido em São Paulo. Sonha com o dia que sua arte lhe trará grana suficiente para sustentar uma casa confortável para abrigar sua mulher, sua mesa de trabalho, alguns gatos e cachorros, uma plantação, uma rede, uma mesa de sinuca e muitos discos de vinil.
Ainda não aprendeu a tocar guitarra direito, mas, mesmo assim, mantém uma banda de rock n´roll chamada Monocelha .

Contato:
Insta: @tainanilustra

OBRAS
Quebra Queixo Technorama - volume 3, 2010, Devir Editora
Máquina de Sujar, Independente, 2013
Imagine Zumbis na Copa, 2014, Giz Editorial
Essa história começa com... , independente, 2015.

1.               Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?

Putz... acho que o encantamento pra valer, até onde me recordo, veio através daqueles formatinhos da Abril.

2.               Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?

Talvez devesse sentir vergonha (ou não) de responder que foi Marvels do Alex Ross (era viciado naquela porcaria e hoje não consigo nem abri-la que me doem os olhos de tanta breguiçe!). Mas meio que na mesma época felizmente também descobri o Histórias Repentinas do Laerte que continua sendo um dos meus gibis preferidos até hoje!

3.               Como os quadrinhos influenciaram sua vida?

Acredito que da mesma forma que é pra muita gente, a linguagem dos quadrinhos primeiramente tiveram o papel fundamental de auxílio na minha relação com leitura e melhor entendimento de palavras etc. E claro, para variar, isso aconteceu primeiro através da Turma da Mônica!


4.               Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?

A resposta mais fácil seria humor.
Mas geralmente sou cativado primeiro pela arte, independente do gênero da história.
Tenho uma preferência por enredos e personagens mais cotidianos, comuns mas ao mesmo tempo nada tão sentimental que vire meloso.
Com o tempo, o gênero de super-heróis foi ficando em segundo plano, mas continua a ter espaço no meu coração sempre, afinal cresci com eles!

5.               Qual seu quadrinho favorito? Por quê?

Eita! São muitos... O Diomedes do Mutarelli, Piratas do Tietê do Laerte, Xampu – Lovely Losers do Roger Cruz (todos esses são mestres da linguagem, não tem muito mais o que dizer, ponto!).
Tenho meio de cabeceira também o Três Sombras do Cyril Pedrosa que particularmente acho um dos melhores exemplos daquelas HQs que falei  anteriormente... sentimental na medida certa, sem ser pedante e com um traço dos mais lindos que já vi!



6.               Como é ser desenhista no Brasil?

Primeiramente sempre tento ver como qualquer outra profissão: não tem nada de tãão especial assim e também não é uma tarefa fácil. Se você tiver humildade, souber se organizar, se vender (sem ser chato) nunca parar de estudar e se esforçar bastante... no fim das contas pode ser bem gratificante!

7.               Onde busca inspiração para criar?

Nas poucas investidas que dei como autor tenho uma forte queda pela estética do “feio”, do grotesco, do bêbado e todas as outras podreiras que ajudam a compor o dia-a-dia mundo a fora!


8.               Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?

Olha, não sei se dá pra chamar de mania, mas pra mim música e desenho estão totalmente ligados! Gosto muito de colocar um vinil mais tranquilo pra tocar antes de rabiscar. Aí na hora da arte final que é mais caótica, desencano e coloco qualquer barulheira no computador mesmo só pra dar o ritmo! É, por fim acho que tenho uma mania sim! rs

9.               Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?

Ah claro... Não faria absolutamente nenhum sentido trabalhar a favor de qualquer temática racialmente ou sexualmente preconceituosa, por exemplo!

10.            Você faz parte da Quanta – Academia de Artes, como é o trabalho? Qual o público alvo, os cursos atuais, os mais procurados... 

A Quanta é demais! Minha segunda casa quase que literalmente, com um clima bem família! Tão assim que trabalho aqui há uns dez anos já... atualmente na coordenação colaboro na parte criativa dos cursos, eventos, divulgação, vídeos etc.
Acompanhei bem de perto uma mudança brusca do mercado e do público! Antes a escola era muito conhecida e tomada pela galera (leia-se jovens nerds no masculino) de HQ.
Mas faz um tempo já que as coisas se inverteram e Ilustração, por exemplo, virou um dos cursos mais populares e hoje dá pra afirmar que também possuímos um público feminino forte, mando muito bem e representando!



Você gosta de arte? Conheça a Quanta Academia de Artes!Cursos de DESENHO, ILUSTRAÇÃO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ARTE DIGITAL, PINTURA e muito mais!MATRÍCULAS ABERTAS: http://www.quantaacademia.com/
Posted by Quanta Academia de Artes on Wednesday, July 22, 2015

Porém, o carro chefe sempre foi e acredito que continuará sendo o curso regular de Desenho. No momento estamos em período de cursos de férias que é sempre uma boa pedida para quem está interessado em ter um primeiro contato com a escola.


11.            O que vem por aí?

Bom, nesse exato momento estou olhando pela janela e pelo visto vem uma chuva braba aí! Rsrs Brincadeira...

Recentemente fui convidado pelo mestre André Diniz e com muita honra faço parte dos artistas que compõe o site de HQs online Muzinga. Também com o André, deve sair no segundo semestre a HQ “Que Deus te Abandone”.
E na sequência já tenho esquematizados outros projetos, entre eles a segunda parceria com o Felipe Castilho! UFA!

edição # 25 / abril de 2010 da revista de humor MAD





12.            Algum recado para os leitores? 

Compre batom... Comprem bat... digo, comprem nossas hqs e continuem contribuindo para o crescimento e existência reais de um mercado consistente novamente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário