quarta-feira, 13 de setembro de 2017

FESTIVAL GUIA DOS QUADRINHOS



          Amigos, chegou a hora de finalmente começar a colocar as coisas em dia, e nessa retomada nada melhor do que falar de algo que já devíamos, o Festival Guia dos Quadrinhos 2017. Esse grande evento foi realizado em abril último, nos dias 8 e 9 para ser mais preciso, e infelizmente por uma série de motivos ainda não havíamos falado a respeito dele. Culpa, entre outros, da crise, motivada principalmente por aquele ente que vem a ser o supervilão que todo brasileiro honesto enfrenta todo dia, que nos empobrece com seus impostos, tornando até nossos queridos gibis, HQs e graphic novels mais caros. Dá para adivinhar, né?

            Deixemos as mazelas de lado, e vamos ao que interessa. O Festival Guia dos Quadrinhos 2017 foi muito bom! Realizado pelo segundo ano consecutivo no Club Homs, esse espaço ótimo em plena Avenida Paulista que permite facílimo acesso, o evento teve o que é habitual, estandes, grandes lojas, autores brasileiros mostrando toda a força do quadrinho nacional, exposições, palestras e muito mais.

Foto: Renato A. Azevedo
            O evento é iniciativa de Edson Diogo, criador do estupendo site Guia dos Quadrinhos, a maior enciclopédia online sobre quadrinhos no Brasil que existe, fonte de consulta obrigatória para os fãs. Um dos destaques foi o lançamento do livro Os Mundos de Jack Kirby, homenageando o mestre dos quadrinhos. Uma das apresentações mais legais foi feita por Paulo Maffia e Júlio de Andrade, da Editora Abril, Uma coleção memorável: os anos de ouro de Mickey, falando a respeito da coleção que está lançando as primeiras tiras do personagem, mais uma série dos encadernados de excepcional qualidade com que a Disney vem nos deixando mais pobres... Incríveis as histórias contadas pelo amigo Paulo Maffia, boa parte delas sobre o fundador da Abril, Victor Civita, além de coisas pouco conhecidas a respeito do início da publicação de quadrinhos Disney no Brasil.



            Os estandes tinham uma grande variedade de produtos, colecionáveis, artes e quadrinhos, mas considerei que as opções estavam menos variadas do que em 2016. Infelizmente o evento aconteceu uma semana antes de outro grande, que seria realizado no nordeste, e ouvi de muitos expositores que a maior parte de seu material havia sido enviada para lá. Nada que comprometesse o evento, mas quem sabe em 2018 isso possa ser corrigido.

Foto: Renato A. Azevedo
Foto: Renato A. Azevedo
   O pessoal fantasiado estava, claro, sensacional, com destaque para nosso amigo Thiago Maldonado de Superman, e Paola Giometti como Supergirl. Entre os artistas foi um prazer rever os amigos Cristina Eiko e Paulo Crumbim, de “Quadrinhos A2” e “Penadinho: Vida”, além das também amigas Germana Viana e Renata C B Lzz. Por sinal, a Ma adora o tema Stucky (está certo escrito assim?), mas por mim pergunto: pô, não pode mais ser amigão do peito, irmão, brother que está sempre pronto a dar aquele apoio tão necessário, pro que der e vier? Esse povo só pensa maldade...




Essa tem RÉPLICA no meio da postagem alheia!!!!!

Eu adoro Stucky! Dona Germana Viana que me converteu! Não dá... É como Princesa Jujuba e Marceline... Tem ship que não se importa com a barreira espaço-tempo-gênero... e a Gê faz CADA IMAGEM dos dois... *suspiros*.  Confere no perfil dela no Face!!(Marcia Lins Zotarelli)

Foto: Renato A. Azevedo

           

            Hehehehehehehe.

            Também, finalmente, tive o prazer de adquirir Mil Léguas Transamazônicas, dos mestres Will e Spacca, autografada por ambos, que tem uma arte lindíssima e que ainda estou devendo a leitura e posterior resenha! Obrigado pelos autógrafos, amigos, e breve saem os comentários a respeito! De aquisições mesmo tive poucas, estava procurando quadrinhos Disney específicos, mas sem problemas, que bom que existe a Estante Virtual!
 
Foto: Renato A. Azevedo

            Bem que podia ter um Festival Guia dos Quadrinhos a cada semestre, hein? Bem que o povo poderia pensar a respeito... Enfim, parabéns aos realizadores, como sempre foi excelente, divertido, um evento para encontrar amigos sem as frescuras de outros muito mais famosos e divulgados, mas caros a ponto de ser extorsivos e onde você, afinal, acaba nem se divertindo tanto. Este, pelo contrário, é para ir com os amigos, papear e procurar aquele colecionável ou HQ que faz falta para a coleção. E de novo, quando precisar de informação sobre gibis, o lugar certo para procurar é o Guia de Quadrinhos!

            Até a próxima!

Renato A. Azevedo, 12 de setembro de 2017

Quem quiser mais fotos, é só ver nossa galeria aqui!





Nenhum comentário:

Postar um comentário