terça-feira, 24 de julho de 2018

Especial fã-clubes: Assimilação Borg



Sobre o Assimilação Borg, começou como projeto independente de fã clube, para algumas pessoas que queriam conviver mais e se divertirem fazerem intervenções em eventos de ficção científica. Não havia nada assim em 2013 e entendemos que íamos ser bem-vindos. Logo em seguida, alguns desistiram do desafio e fomos para Curitiba estrear um mini espetáculo, na Trekcon do fã clube FPU ( federação dos planetas unidos).eles nos ofereceram um palco e pensamos " Por que não?". Criamos uma intervenção que incluía o público, o que foi tremendamente bem visto pelos fãs. Viramos atração à parte nos noticiários de TV de canais como Globo e Record, que
cobriam o evento gratuito em espaço da prefeitura.

Tivemos outro nome, mas assim que saíram as primeiras pessoas, criamos o ASSIMILAÇÃO BORG, , com o qual nós apresentamos já em Curitiba. Esse nome se refere ao nosso super-poder ( risos) de assimilar qualquer personagem ou raça alienígena que queiramos. O que importa é exercitar a criatividade e chegar o mais convincente possível do personagem que interpretamos, de sua cultura e atitude, principalmente. Não seremos nunca um "cabide" para o traje. O fã não quer saber quem somos, ele quer ver o seu personagem favorito, ou se sentir no ambiente do filme que representamos.

Nosso foco é Star Trek porque gostamos e porque é rico em personagens e alienígenas. Também porque a performance é bem legal, são personagens fortes, marcantes. Nossos roteiros são resultado de pesquisa profunda das culturas representadas, do que ST tem material variado para estudo.

Como somente Curitiba nos chamava, nos apresentamos ou participamos sempre dos eventos como Starcon e Megacon, cujos organizadores sempre nos apoiaram. Aqui em SP houve pouca procura até ano passado, em que procurei um fã clube oferecendo um sketch. Samir e eu procuramos manter o ABP ( Assimilação Borg performance) vivo, com outros componentes indo e vindo, em participações pontuais. Ano passado, em abril, na volta do fã clube FROTA ESTELAR BRASIL ( hoje Nova Frota) nos apresentamos com um trabalho inédito, sobre a cultura Klingon. Foi bem bacana pois evoluímos, aprendemos a produzir nossas próprias máscaras, adereços e roupas, montamos um roteiro e até aprendemos klingon para cantar. Um projeto muito desafiador e com companheiros muito bacanas. Uma troca de experiências incrível. Daí, em seguida fomos novamente para Curitiba. Depois, em parceria com o teatro UMC e a SP POPS SYMPHONIC BAND, iniciamos um projeto também inédito, arrisco dizer, no mundo: juntar teatro, performance cosplay e música só de Star Trek. Chama-se UMA JORNADA NAS ESTRELAS. Já estamos na quarta apresentação ( próximas em 13/04 e em 15/06), no teatro UMC e no SESC( ainda a abrir agenda), só no primeiro semestre de 2018.

Nesse projeto temos falas e sketches de vários personagens, do universo de ST, além dos klingons. Temos hoje mais maturidade e sabemos nossos limites, por isso nem sempre fazemos tudo o que dá vontade. O mais importante é manter a qualidade e o compromisso com a novidade, criando performances novas, o que depende muito da disponibilidade dos atores do grupo.

Agenda por ora é essa, até junho, mas tudo pode mudar. Estamos estudando sempre possibilidades de contribuir mais com o universo de ficção científica, levar a diversão e estimular a criatividade, com o que os fãs de ST se identifiquem. Se é pra fazer, tem que ser bom. Como fãs a gente quer se surpreender. É esse compromisso que temos também: sempre surpreender e mostrar que Star Trek merece o melhor de nós.
Temos uma página no Facebook e agradecemos que nos sigam e divulguem o trabalho
https://www.facebook.com/assimilacaoborg/


Nenhum comentário:

Postar um comentário