domingo, 2 de setembro de 2018

Lançamento “A Queda de Gondolin”




            No dia 30 de Agosto – finalzinho do mês do cachorro louco – os loucos de verdade eram os fãs de J. R. R. Tolkien pelo lançamento MUNDIAL de “A Queda de Gondolin”. O acontecimento é inédito, pois pela primeira vez uma obra do Professor foi lançada no Brasil simultaneamente com o resto do mundo. Além de ter eventos em outros estados, que não os de sempre: São Paulo e Rio de Janeiro, contando com o pessoal do Tolkien Talk para levar o evento a Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Isso mostra o quanto a Harper Collins Brasil está investindo no relacionamento com os fãs.


Foto: Harper Collins


            A Saraiva do Shopping Pátio Paulista ficou realmente pequena. Muitos ficaram pelo chão (nós inclusive) e alguns nem chegaram a entrar no auditório de taaaaanta gente. Alguns desistiram, mas os fortes prevaleceram mesmo ficando quadrados no final do evento. Os cinqüenta primeiros a chegar foram agraciados com brindes fofos, lindos e preciossssossssss. Ecobag com a capa e contracapa do livro, botton, marcador e pôster do livro.

Foto: O Bolseiro



Foto: Corujice Literária


Foto: Saraiva
Foto: Corujice Literária

            No bate papo foi discutido o processo de tradução com polêmicas à vista – prepare-se para ORQUES; processo de design (que por sinal está lindo) e diagramação do que vem a ser o último trabalho de Christopher Tolkien como editor das obras de seu pai conforme escrito no prefácio: “aos meus 94 anos de idade, a Queda de Gondolin é (indubitavelmente) meu último trabalho como editor”... O evento contou com a presença de Samuel Coto, editor da Harper Collins Brasil; Gabriel Oliva Brum, responsável pelo Curso de Quenya; Cesar Machado e Alexandre Azevedo do Tolkien Talk e Rafael Soares d'O Bolseiro. Entre os assuntos abordados todos eles comentaram sobre a evolução que se pode perceber na escrita do Professor entre os textos.

            Alexandre Azevedo – responsável pelo projeto gráfico – comentou conosco toda a idéia por trás do desenho de guarda que, por sinal, é a única edição no mundo que conta com esse “detalhezinho”. Ele se inspirou na descrição dos escudos das 12 casas (contidas nas páginas 73 a 75 do preciossssso), e também elaborou os desenhos do rodapé que mudam a cada capítulo. O livro tá lindo! Fora as ilustrações do grande Alan Lee.

Foto da guarda

Início de capítulo

Detalhe do rodapé

Arte Alan Lee


            Os cosplays foram poucos mas incríveis e mereceram os prêmios conquistados. O evento terminou com o tradicional sorteio, onde Samuel Coto surgia com cada vez mais sacolas de livros e brindes. Entre as obras sorteadas estavam “O Dom da Amizade”, “J. R. R. Tolkien - Uma Biografia” de Humphrey Carpenter, e mais alguns livros de C. S. Lewis.

            Valeu a pena chegar cedo. A sala lotou rapidamente e isso mostra o quanto estamos ansiosos pelos próximos eventos da Harper Collins Brasil. O próximo na agenda é em Novembro, o mais que aguardadíssimo “Beren e Luthien”.

            Que possamos todos participar dessa nova fase literária no Brasil ao lado da Harper Collins!

Não esqueça de conferir o vídeo com as entrevistas que fizemos com Samuel Coto, O Bolseiro e o pessoal da Tolkien Talk!

            CONFIRAM O VÍDEO!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário