terça-feira, 7 de julho de 2020

QUADRINISTA: ANA ILUSTRA


CONTATO
Insta: @ana.ilustra
Email: ana.ilustra@hotmail.com

1.Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Não sei dizer exatamente quando, mas lembro que na minha infância eu tinha uma coleção de gibis da turma da Mônica, Luluzinha, Máskara e até da Xuxa! Eu ficava encantada com o jeito que as histórias eram contadas e que os movimentos e sons eram representados. Lembro também que quando lançou Cine Gibi - O Filme foi simplesmente mágico pra mim que adorava turma da Mônica, justamente por ver as histórias dos quadrinhos ganhando vida e sendo transformadas em animações.

2. Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Olha, provavelmente foi algum que li na infância, mas durante minha faculdade eu cursei uma disciplina chamada “oficina de histórias em quadrinhos” e no último dia de aula o professor me presenteou com um HQ que ele produziu chamado "Heróis da Restauração Pernambucana" que retrata a biografia de quatro protagonistas da revolução que culminou com a expulsão dos invasores holandeses de Pernambuco em 1654. Além das ilustrações serem pintadas em aquarela o que também me cativou foram os detalhes das roupas e cenários.
 





Autores: Amaro Braga, Danielle Jaimes e Roberta Cirne

3.  Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Estimularam minha imaginação e me incentivaram ainda mais a mergulhar nesse mundo da ilustração que eu simplesmente amo. Sem falar que muitos deles geram grandes reflexões sobre a vida, e nos informam sobre acontecimentos até mesmo históricos de maneira simples e lúdica, tornando o aprendizado prazeroso.

4.  Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Acredito que humor, mas eu sou bem eclética em relação a isso.

5.  Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Não sei se tenho um favorito, mas um que li recentemente que gostei muito da história foi o Repeteco. Toda essa temática de efeito borboleta, escolhas pessoais e suas consequências foram abordadas de maneira leve e bem-humorada. Além das ilustrações fofas e das cores lindas, eu achei que a história fluiu super bem sempre me deixando ansiosa para saber o que ia acontecer em seguida.




6 . Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Eu sempre amei desenhar! Quando eu era pequena minha prima me incentivava a desenhar junto com ela, e eu me esforçava para fazer um desenho que estivesse num nível parecido, era muito divertido! Então eu fui crescendo com o desenho presente no meu cotidiano, sempre pegando ilustrações de livros que eu gostava e tentando desenhar igual (claro que eu não conseguia, mas minha família sempre me dava muito apoio) e com o tempo e muita prática meu traço foi evoluindo e a qualidade dos meus desenhos também. Quando concluí o ensino médio, decidi que queria cursar Design e lá tive contato com matérias que me ajudaram ainda mais a ter noção da representação de objetos, luz e sombra, bom uso de cores e por aí vai. Mas basicamente eu sei que tenho um caminho longo pela frente e muito a aprender ainda, porém me sinto orgulhosa de estar onde estou nesse momento.

7.  Como surgiu seu personagem?
Eu percebi que estou me empolgando nas respostas então me desculpem (risos)
Minha personagem é totalmente baseada em mim: expressões faciais, jeito de falar, tudo! Hahahah Mas pra falar como ela surgiu eu tenho que contextualizar um pouco vocês...Eu criei minha conta do instagram em 2017 com o intuito de postar minha ilustrações mas eu demorava 3 meses ou mais entre uma postagem e outra. Não conseguia conciliar minha faculdade, projetos, estágio e outras obrigações e o resultado foi minha conta com um pouco mais de 200 seguidores sem postagens desde junho de 2019. Quando começou toda essa situação atual de pandemia, meu dia a dia (como o de todo mundo) mudou completamente e eu passei a ter um tempo disponível para me dedicar a projetos pessoais. Finalmente fiz uma ilustração minha e em seguida publiquei minha primeira tirinha no insta, que eu tinha feito despretensiosamente só para relatar uma situação que eu estava passando e o feedback que eu recebi foi muito bom, as pessoas se identificaram! Isso foi incentivador e a partir dali eu me dediquei a produzir mais tirinhas com o intuito de compartilhar histórias, situações engraçados e pontos de vistas de forma leve, buscando aliviar toda a tensão do momento em que estamos.



8.  Onde busca inspiração para criar?
Para mim tudo acaba se tornando inspiração: situações cotidianas, conversas com amigos, pensamentos, notícias... Às vezes até lavando os pratos eu tenho ideia para produzir uma tirinha ahahahha juro! Busco sempre consumir o máximo de referências também, seja em séries, desenhos animados e principalmente redes sociais (Pinterest é vida minha gente!) Mas também tenho meus dias de bloqueio criativo total que nenhuma música boa é capaz de resolver. 

9. Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Hum.... Não sei se é bem uma mania, mas eu sinto que só consigo criar algo ouvindo música. Às vezes eu coloco minha playlist de sempre ou uma música específica em loop de 1 hora (não me julguem ok) e quando eu preciso de uma concentração maior eu coloco uns instrumentais (os de LaLaLand, Coraline e Studio Ghibli são meus favoritos).


10. Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
Bloqueios criativos e autocrítica. Ás vezes eu finalizo uma ilustração ou tirinha e fico me perguntando se está bom o suficiente e se devo realmente publicá-las. Mas estou no processo para melhorar isso e tentando relaxar mais, afinal ilustrar tem que continuar sendo algo divertido para mim como sempre foi!

11. Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Temas que eu não tenho conhecimento suficiente para abordar ou que vão contra meus valores e pontos de vista.

12. O que vem por aí?
Muitas ilustrações e tirinhas! Eu estou sempre tentando manter o meu perfil do instagram atualizado e buscando sempre interagir com quem me segue e apoia meu trabalho. Pretendo continuar com as comissions e tenho muitos planos pro futuro que espero muito concretizar: ter uma lojinha online com produtinhos personalizados, lançar clube de assinatura com recompensas e conteúdos exclusivos pra quem me apoiar e principalmente lançar um livro ou hq (torçam por mim galera <3)
É isso! Fiquei muito feliz pelo convite e obrigada pela oportunidade. Mais uma vez parabéns pela iniciativa de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário