segunda-feira, 6 de julho de 2020

QUADRINISTA: DIEGO VITÓRIO / A GRANDE COISA


@agrandecoisa






1. Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Bem, eu sempre gostei de histórias, não importa o formato. Romances, contos, quadrinhos, produções audiovisuais. Meu interesse por HQs é parte disso. Não lembro bem quando começou, mas se eu tivesse que chutar, eu diria que foi com Turma da Mônica (acho que a maioria do quadrinistas respondem isso hehe).

2. Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Pergunta difícil, deixa eu pensar.... Provável que seja algo da Turma da Mônica, como mencionado acima. Já adolescente, eu me lembro de ser cativado por histórias sombrias como V de Vingança e Cavaleiro das Trevas. Já adulto, eu retornei para histórias mais cômicas e histórias cotidianas. Concluindo, eu estou sempre sendo cativado por abordagens diferentes nas HQs.

3. Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Os quadrinhos são parte crucial da receita do bolo que hoje eu sou. Mas, se eu tiver que citar apenas uma influência, eu diria que os quadrinhos me deram uma chance de transformar a minha vida. Afinal, foi inspirado neles que comecei o @agrandecoisa.

4. Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Hoje em dia, eu dou mais valor para histórias cotidianas ou com embasamento histórico.

5. Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Difícil, mas... Vamos lá: Maus do Art Spiegelman.

6. Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Eu desenhava bastante quando criança e no início da adolescência. Depois, segui outros rumos e só voltei no ano passado para o projeto A Grande Coisa.

7. Como surgiu seu personagem? 
Os personagens do meu perfil (@agrandecoisa) saíram do meu livro, “O Homem Solitário & A Grande Coisa”, que será lançado pela Editora Transversal. O livro não é uma HQ. A ideia de ilustrar os personagens e fazer tirinhas com eles surgiu como uma forma de promover o meu livro. Porém, como estou gostando muito de desenhá-los, não pretendo mais parar.

8. Onde busca inspiração para criar?
No meu livro e nos escritores e artistas que admiro: Douglas Adams, Terry Pratchett, etc.

9. Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Minha única mania é esperar pelo menos um dia antes de postar o meu trabalho pra ter certeza de que ele realmente ficou bacana.

10. Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
Acho que a minha maior dificuldade seria o tempo, como muitos de nós escritores/ilustradores.

11. Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Temas que por si só são intolerantes/preconceituosos estão fora de questão para mim.

12. O que vem por aí?
Dentro de alguns meses estou lançando o meu livro O Homem Solitário & A Grande Coisa. Mais detalhes em poucos dias lá no @agrandecoisa!

Abraços,
Diego Vitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário