quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha: Renascimento, a lenda do judeu errante - Sérgio Pereira Couto

Renascimento, a lenda do judeu errante

Sérgio Pereira Couto


ISBN: 8599822535
Editora: Giz editorial
Ano de publicação: 2007

Sinopse:
O que levaria um pesquisador dos sonhos a procurar sociedade com o proprietário de uma loja virtual na Internet? Esse é o pensamento que passa pela mente de Roger Briggs, um judeu que chegou ao Brasil para refazer sua vida depois de perder seus pais no fatídico ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Agora ele é um empresário de sucesso. Em busca de meios para expandir seus negócios, Roger busca um sócio. É quando aparece o misterioso Dr. Varshae, que lhe oferece o suficiente para dar o próximo passo comercial. Ele apenas faz uma exigência - que seu novo sócio leve sua namorada para uma comemoração em Roma, a cidade eterna. Mal sabe ele que lá uma outra pessoa a sua espera. Alguém ligado ao seu passado que espera ansiosamente para saldar seus próprios débitos e seguir em frente. Roger e sua namorada Liz aceitam a viagem. A irmã dela, Emile, recém-convertida ao kardecismo, é a única que percebe que tudo parece ser mais do que aparenta. E tudo começa a se complicar quando um misterioso frei franciscano entra em cena para avisar sobre o que os espera.



“- Uma coisa apenas – observou Liz – Como, em nome de Deus, você sabe tanto sobre essa bagunça esotérica toda?
Emille sorriu:
- Como disse antes, uma garota precisa ocupar sua mente quando se perde um namorado do modo que eu perdi. E depois, sempre gostei de esoterismo. Por que não estudá-lo de maneira correta?”
 


Resenha de Marcos Crepaldi




Sérgio Pereira Couto, autor de vários livros de tema policial aventura-se nessa estória que mistura o misticismo judaico-cristão com o kardecismo em um drama cheio de mistério, suspense e lendas.
               O tema do livro é sobre a lenda judaico - cristã do judeu Ahsverus ou Ahsuerus que, tendo sua sapataria localizada em uma das ruas da via Crucis, ruas esta por onde passavam os condenados à crucificação. Segundo as lendas, quando Jesus foi obrigado a passar carregando sua cruz, pede água, a Ahsverus e este lhe nega desdenhando de seu infortúnio. Jesus o amaldiçoa a andar pela terra até a sua volta. Tendo isso em vista, a estória começa cinco anos após o atentado de 11 de setembro de 2001. Roger Briggs, de ascendência israelense, perdeu os pais no atentado e, após o ocorrido muda-se para o Brasil, mais precisamente em São Paulo onde conhece Liz, sua namorada, e a irmã dela, a esperta Emille recém adepta do kardecismo. Dono de uma loja de vendas pela internet, ele procura um sócio para expandir o seu negocio. É quando encontra o misterioso Dr. Varshae que lhe oferece uma sociedade lucrativa e, a única coisa que ele pede em troca é que vá para a Itália com sua namorada. Nem preciso dizer que Emille vai junto. A partir daí, as personagens entram em uma aventura que envolve a lenda do tal judeu e um acerto de vidas passadas na própria Itália séculos atrás envolvendo o nome de grandes personagens históricos.
               É um livro com roteiro bem amarrado, com personagens envolventes e carismáticos e une, sem preconceito, uma lenda judaica – cristã com os ensinamentos kardecistas, cheio de mistério e misticismo e um final que, sinceramente, me deixou com a pulga atrás da orelha... Com um gostinho de pontinhos de interrogação e quero mais. É um livro muito gostoso que explica, sem ser chato, a historia da lenda do judeu errante. Não precisa ser judeu, cristã ou kardecista para apreciar esse livro. Pra quem gosta de mistério com uma pontada mística, esse é o livro certo. NOTA 10!!
Cinco corujinhas!!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário