sábado, 11 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista Ademir Pascale - Conexão Literatura





Ademir Pascale, 39 anos, editor, professor e especialista em inclusão digital.



Bio: Paulista, escritor e ativista cultural. Membro Efetivo da Academia de Letras José de Alencar (Curitiba/PR). Participou em mais de 40 livros, sendo um dos mais recentes “Nouvelles du Brésil”, publicado na França pela editora Reflets d’Ailleurs. Publicou pela Editora Draco “O desejo de Lilith” e o seu mais recente romance “Caçadores de Demônios”. Fã n° 1 de Edgar Allan Poe, adora pizza, séries televisivas e HQs.
Lista completa de obras no link na página: http://odesejodelilith.blogspot.com.br/p/o-autor.html

Contatos 


1.               Como e quando você começou a se interessar pelas HQs? Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?

Recordo que comecei a me interessar aos quadrinhos com 4 anos de idade. Não lembro o título, mas era uma HQ da Disney. Eu adorava as ilustrações e passava um bom tempo observando cada um dos quadrinhos.

2.               Como os quadrinhos influenciaram sua vida?

Quadrinho e livro possuem uma conexão. O quadrinho me fez enxergar as histórias curtas e em sequência. Hoje escrevo muito mais contos do que romances. Posso dizer que parte desta influência veio dos quadrinhos.

3.               Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?

Não tenho bem um gênero preferido, gosto de tudo o que é bom. Mas tenho muitas HQs da Devir, que são quadrinhos mais para adultos, de suspense, horror e ficção científica.

4.               Qual seu quadrinho favorito? Por quê?

Já ouviu falar em “Whiteout – Morte no Gelo” e “Whiteout – Ponto de Fusão”? É um tipo de quadrinho que curto muito.





5.               Trabalhar com cultura sempre foi um objetivo de vida?

Isso veio quase que automaticamente. Trabalho com cultura desde 2003 e tudo teve início com filmes, quando criei um projeto de inclusão social intitulado “Vá ao cinema”, tendo como apoiadores distribuidoras de peso como Fox Film, Disney, Columbia Pictures, Sony Pctures, Imovision, Paris Filmes, Europa Filmes, etc. Beneficiei cerca de 6 mil pessoas com este projeto. Logo depois veio os livros e até hoje estou criando projetos e inventando coisas...(rsrs).

6.               Quando e como começou a trabalhar na área?

Como disse acima, com cultura envolvendo filmes comecei em 2003 (além de trabalhar com inclusão social objetivando a ida de pessoas ao cinema, fiz vários cursos na área de roteiro, direção de audiovisual com diretores de renome, como Cao Hamburguer, Tata Amaral, Fernando Bonassi (roteirista do Castelo RÁ TIM BUM, Cazuza - O Tempo Não Pára, Estação Carandiru, etc) e Toni Venture, mas com livros comecei em 2005.

7.               Como surgiu o Conexão Literatura?

Acredite, tenho ideias que surgem espontaneamente. Isso veio numa quinta-feira quando estava retornando do trabalho. O título surgiu em minha mente “Conexão Literatura”. Cheguei em casa e ainda sem jantar, sentei em frente ao micro e fiz a capa da primeira edição. Só sai do computador quando ela estava pronta.

8.               Como é trabalhar na “área nerd” hoje em dia?

É como fazer algo do qual você adora e ainda ganha dinheiro...(rsrs). Adoro tudo o que faço, sinto paixão por trabalhar com cultura envolvendo livros, filmes e HQs.

9.               Algum trabalho mais marcante?

O projeto “Vá ao cinema” que beneficiou milhares de pessoas. Cheguei a levar pessoas que estavam abrigadas numa ONG, da qual nunca tinham pisado numa sala de exibição. Foi gratificante as mensagens positivas, além de mostrar para elas que existe um mundo onde podemos sonhar e deixar de lado os problemas.

10.            O que vem por aí?

Por enquanto estou trabalhando na edição 2 de CONEXÃO LITERATURA, que terá como homenageado Edgar Allan Poe.

11.            Algum recado para os leitores?

Agradeço pela oportunidade em expor um pouco das minhas ideias e projetos. E continuem lendo sempre, pois a leitura abre portas ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário