quarta-feira, 4 de abril de 2018

O Nascimento de uma Lenda





            Os encadernados lançados pela divisão Disney da Editora Abril têm sido o sonho de consumo dos fãs de quadrinhos nos últimos anos. Acabamento primoroso, histórias grandiosas e emocionantes (e ainda estamos devendo a resenha de algumas, como A Espada de Gelo, Pateta Repórter e maravilhosa A Saga do Tio Patinhas) que não paramos de ler e reler. O único problema para alguns é o preço, realmente bem mais elevado que as revistas normais de linha, apesar de realmente valerem cada centavo. Sabiamente, a Disney tomou então a decisão de lançar uma linha de revistas inéditas, intermediárias entre os volumes de capa dura e as publicações normais.

            Essa linha, onde todas as edições são trimestrais, é composta pela Lendas Disney, Disney Saga, e O Melhor da Disney Brasil. Os primeiros números foram lançados respectivamente em janeiro, fevereiro e março, e as características comuns a todas são o preço, R$ 29,90, capa cartonada, excelente acabamento, 192 páginas e diversos textos extras com comentários, históricos e entrevistas.

            A Lendas Disney nº 1, que nos foi um pouco difícil de encontrar, visto que não estava disponível em todas as bancas (a distribuição sempre foi excelente, o que houve?), não poderia ter recebido um tema melhor: Superpato Original! O alter-ego do Donald, surgido na Itália em 1969 (mesmo ano em que nasci, YES!) como uma ideia de Elisa Penna, editora-chefe da Topolino, principal HQ da Disney na Itália, foi inspirado em uma sátira feita sobre outro personagem dos quadrinhos, o anti-herói Diabolik. Por isso na Itália, como Donald se chama Paperino, seu alter-ego se chama Paperinik, conforme é explicado em um dos textos extras da edição. Uma grande surpresa ainda é o fato de o Magirama, o Manual de Mágicas que faz parte da linha Disney aqui, relançado recentemente como fac-símile do original dos anos 1970, é na verdade o Manuale di Paperinik, o Manual do Superpato! Como o Magirama foi lançado aqui em uma época em que a Abril havia aposentado temporariamente o herói, todas as ilustrações deste foram alteradas para se tornarem do Donald.

            Já as histórias do volume são as três primeiras HQs do Superpato publicadas no Brasil, sem cortes, respectivamente Superpato, O Diabólico Vingador; A Fabulosa Noite do Superpato; e O Museu de Cera. Antes de cada trama há uma ficha com autores, roteiristas e artistas responsáveis, as edições originais onde a história saiu na Itália e no Brasil, e informações sobre o contexto da época. Assim ficamos sabendo que os padrões italianos e norte-americanos, este último que a Abril seguia aqui, eram diferentes, e as HQs eram remontadas para se adequar às publicações daqui.

            Além disso, já em O Diabólico Vingador o Donald, como Superpato, se mostra como anti-herói ao enfrentar a polícia, e aqueles eram tristes tempos em nosso país, onde vigorava a censura. Assim vários quadros foram suprimidos, felizmente restaurados aqui nessa trama, que por sinal também havia sido publicada completa em Superpato – O Legado, de 2013. Na história Donald recebe por engano uma correspondência destinada ao eterno inimigo Gastão, e graças a esse fato toma posse da Vila Rosa, propriedade na periferia de Patópolis. Apesar da desconfiança dos três sobrinhos ele se dirige para o local, que está em ruínas, e acaba descobrindo o Diário de Fantomius, anti-herói do começo do século XX que roubava dos ricos e dava parte do produto do ilícito aos pobres. Donald descobre vários segredos da Vila Rosa, incluindo o traje de Fantomius, e inspira-se nele para se tornar o Superpato!



            Em A Fabulosa Noite do Superpato Donald prossegue na construção de seu alter-ego, com o auxílio do Professor Pardal. É o cientista que instala os equipamentos secretos no 313, o clássico carro de nosso herói, além de construir o esconderijo no porão da casa do pato, acessível com o também clássico armário-elevador. Donald revela ao amigo ser o Superpato, e Pardal prefere tomar um Car-Can, caramelo cancelador de memória, para não arriscar revelar seus segredos. E, por sinal, os Car-Can apareceram inúmeras vezes depois, até mesmo na série futurista As Novas Aventuras, de que falaremos daqui a pouco. A HQ exibe pela primeira vez os visuais originais de Fantomius e sua companheira, Dolly Páprika, e tem os elementos clássicos das histórias de nosso herói. Donald é desprezado por todos, mas aproveita-se desse fato para se vingar como o Superpato. E que bom, Gastão se dá mal de novo, confesso, nunca gostei do grande inimigo de nosso pato preferido, alguém que nunca precisou se esforçar para se dar bem.

            Falando em Fantomius, recomendo novamente Superpato – O Legado, edição que traz algumas das melhores tramas do anti-herói cujo diário deu origem ao Superpato. É muito divertido ver um personagem como esse na Disney, e além disso muitas de suas histórias têm sido publicadas na revista mensal do Tio Patinhas. Podem consultar a respeito, aliás, o Guia dos Quadrinhos, melhor fonte de informações sobre HQs do Brasil!

            Outra questão importante que quero abordar aqui é o fato de algumas resenhas de Lendas Disney nº 1 terem saudado o Superpato original, mas criticado aquele das Novas Aventuras, a versão futurista que tem tramas mais adultas, envolvendo invasões alienígenas, viagens no tempo e vários outros temas da Ficção Científica. Essa, devemos dizer, é uma grande dívida que a Abril tem com os fãs da Disney, pois aqui no Brasil foram publicadas somente 10 de um total de 50 histórias da série Novas Aventuras, também criada na Itália nos anos 1990. Felizmente as novas tramas desse universo, apelidadas de Nova Era, têm saído com certa regularidade por aqui, primeiro na Mega Disney 7, e depois em várias edições da Disney Big (mas não na mesma ordem de publicação da Topolino italiana), suprindo um pouco a saudade dos fãs brasileiros. Sobre o universo futurista do Superpato gostaria de sugerir o artigo que publiquei em meu blog Escritor com R, Superpato e o Fluxo do Tempo.




            Penso ter conseguido condensar e explicar o universo de Ficção Científica do Superpato naquele texto, que tem tramas sensacionais e emocionantes, além de profundas reflexões filosóficas sobre realidades alternativas, inteligência artificial e muitas outras. E não custa sonhar, lembrando que em 2019 o Superpato completa 50 anos... quem sabe? Portanto, se consegui alimentar sua curiosidade a respeito, caro leitor, recomendo que procure em sebos a maravilhosa As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, lançada em 2013 e que traz os números zero das histórias FC de nosso herói, infelizmente esquecidos na publicação da série aqui no Brasil nos anos 1990. Garanto que não se arrependerá, e irá passar a entender muito bem a trama geral desse fabuloso universo.



            Lendas nº 1 termina com a incrível história O Museu de Cera. Sua publicação no Brasil se deu em 1978, depois de um longo hiato por parte da Abril, na Tio Patinhas nº 155 (que eu tive, e foi a primeira história do Superpato que li). Ainda eram tempos de ditadura, e portanto vários trechos foram excluídos da trama, que foi publicada na íntegra no Brasil somente em Os 80 Anos do Pato Donald (encadernado de capa dura belíssimo que igualmente recomendamos).



            Na trama, Donald está mais sombrio do que nunca, principalmente quando o Tio Patinhas se apossa de uma ideia sua para reativar seu combalido museu de cera. O resultado é péssimo para nosso pato, sobre o qual paira uma intensa pressão da polícia quando sua identidade secreta fica ameaçada. Donald precisa agir depressa e com dureza para salvar suas penas, mas no final é bem sucedido, além de dar uma bela lição no tio avarento e no primo insuportável.

            Conhecer a origem do maior herói da Disney, que depois seguiria uma impressionante trajetória que o levaria a salvar o mundo e nossa realidade inúmeras vezes (sim, sou fã de carteirinha das tramas de Ficção Científica de Novas Aventuras e Nova Era) é um enorme prazer, e até bate uma tristeza ao terminar de ler um volume tão sensacional e bem produzido. O material extra é primoroso, e depois de ler Lendas Disney nº 1 penso que poucas pessoas não vão se tornar fãs do maior herói da Disney, o Superpato! Corra e garanta a sua, que é obrigatória em qualquer coleção.

~Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário