segunda-feira, 2 de abril de 2018

Tolkien Reading Day

Nossa abertura desse post já começa diferente, pois vamos direto para vídeo! Aguardem posts por lá também. Nosso canal é o Corujice Literária Oficial (depois explico melhor).




O vídeo completo da transmissão do evento da Harper Collins está no link deles no facebook, clique aqui!








O ano começa com muitas novidades no ramo literário, principalmente para os fãs de J. R. R. Tolkien que ganham de presente uma nova casa editorial, Harper Collins Brasil, a mesma que publica as obras no exterior.

Neste domingo, 25 de março, pudemos participar do evento promovido pela editora Harper Collins Brasil no Reserva Cultural, localizado na Avenida Paulista. A editora, após adquirir os direitos para as obras de Tolkien no Brasil, está fazendo uma grande campanha de divulgação sobre o mote “A Terra-Média é nossa”.

Estavam presentes Omar Souza (publisher), Samuel Coto (gerente editorial), Reinaldo José Lopes (autor da casa e tradutor do Silmarillion) e Ronald Kyrmse - grande estudioso e tradutor da obra, participando por vídeo editado pelo Tolkien Talk. Cada um falou a respeito das novidades e sobre as obras a serem lançadas em um projeto previsto para os próximos sete anos. O objetivo é lançar todas as obras de Tolkien com novas traduções, capa dura dentro de um mesmo projeto visual, e ainda edições de colecionador com caixas exclusivas. A editora está se propondo a inovar no contato com o público, o que já pode ser conferido por meio de seu forte marketing nas mídias sociais, que agitaram os fãs da Terra-Média como havia muito não acontecia.

Essa abertura da Harper Collins para o público é muito importante, pois são raras as editoras que ouvem os seus leitores mais atentamente e participam de eventos com tanto afinco como eles demonstraram hoje. A promessa é que cada lançamento terá um evento especial para os leitores e fãs, o que já cria uma expectativa fenomenal entre os vários grupos dedicados a Tolkien no Brasil.

Ainda este ano fiquem atentos, pois a Harper Collins vai lançar “O Dom da Amizade – C. S. Lewies e Tolkien” de Colin Duriez, em junho, a “Biografia de Tolkien” por Humphrey Carpenter nos meses seguintes, e “Beren e Lúthien” - este último muito aguardado - em novembro! Para os próximos anos aguardem Silmarillion com nova tradução feita pelo Reinaldo entre muitos outros. 


Omar e Samuel se mostraram muito animados, e prometeram um trabalho primoroso e o que é melhor, a um preço acessível mesmo diante da qualidade já conhecida da Harper Collins Brasil, e todas as novas traduções serão coerentes com as obras revisadas e disponíveis no exterior.

Tivemos a oportunidade de fazer perguntas sobre os próximos lançamentos:
            - Beren & Lüthien terão as ilustrações de Alan Lee?
            - Silmarillion sairá na versão ilustrada?
            - Quando pretendem completar a “História da Terra-Média”?
            - Serão publicados volumes sobre as adaptações cinematográficas?

As respostas foram, respectivamente:
            - A edição será no mesmo estilo da importada, com as mesmas ilustrações;
            - Está sendo estudada a possibilidade da versão ilustrada de Silmarillion, mas a nova tradução será mais fiel e erudita;
            - Pretendem completar a “História da Terra-Média” bem antes do já mencionado prazo de sete anos, mas ainda não há datas definidas;
            - Estão nos planos livros ilustrados e com fotos de produção descrevendo as adaptações cinematográficas, inclusive em relação à futura série da Amazon.

Por sinal, falou-se até mesmo em iniciar contatos com a Amazon para eventos conjuntos, sessões exclusivas para os leitores e fãs de Tolkien para exibir os episódios da futura série.



Finalizado o evento da Harper Collins nos dirigimos ao Parque Mário Covas, afinal 25 de março é o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day), e nada melhor do que fazer isso ao lado de nossos amigos do grupo Povos Livres de Arda. Fizemos mais um dos tradicionais piqueniques regados a muito papo muito nerd e sorteio, finalizando assim as comemorações pela derrota de Sauron e a queda de Mordor. Agradecemos a todos que participaram das atividades conosco esperamos vê-los em breve num próximo evento.


~Marcia e Renato

Nenhum comentário:

Postar um comentário