sexta-feira, 19 de outubro de 2018

COMO FOI: Tolkien Fest




            Foi com grande prazer que, em 22 de setembro, comparecemos a Associação Beneficente dos Provincianos Osaka Naniwa Kai para a primeira Tolkien Fest. O evento foi organizado pelo grupo Povos Livres de Arda, e entre outros contou com apoio e participação da nova casa das obras do Professor J. R. R. Tolkien em nosso país, a Harper Collins Brasil.

            Os fãs de Tolkien no Brasil andavam bastante carentes de eventos, desde as históricas Hobbitcon de bons anos atrás. Mais recentemente aconteceu a Nazgulcon, e a partir de então, com exceção de encontros menores, muito pouca coisa estava sendo feita. A iniciativa do Povos Livres de Arda, portanto, foi importantíssima, e diante do novo momento das obras de Tolkien no Brasil, com os novos lançamentos das obras do Professor, foi merecidamente muito bem sucedida!


            O público compareceu em grande número, e pôde apreciar uma boa variedade de estandes com produtos de todos os tipos, incluindo belas obras de artesanato inspiradas na Terra-Média. Como é tradicional em eventos nerds, no palco aconteceram várias apresentações, e a primeira foi de Selene Pinto, com “Os tipos de fãs de Tolkien na era digital”. Depois “Criação, queda de redenção em O Silmarillion” foi o tema de Judith Arantes, seguida por Álvaro Freitas com “Os mundos lúdicos na obra de Tolkien”. Uma apresentação que fez muito sucesso foi sobre espadas e esgrima, com a Associação de Estudo de Esgrima Alemã Stahlfechter.


            Depois foi a vez de Renato Azevedo, sim, este que vos escreve! Quero inclusive agradecer à amiga e integrante da organização Helena “Argonath” Bochiski pelo convite, ela acompanhou uma apresentação recente minha e me convidou para falar na Tolkien Fest. Meu tema foi “Tolkien e a inspiração de escritores ao longo do século”, e entre outras coisas apresentei várias obras, especialmente quadrinhos Disney, que foram inspiradas em O Senhor dos Anéis ou nas mesmas fontes de que bebeu o Professor. Também exibi memes que fizeram a alegria da turma, além de falar sobre a impressionante cobertura da Trilogia do Anel feita na época do lançamento nos cinemas pela revista Sci-Fi News. Finalmente, como roteirista que também sou, expus como são feitas adaptações cinematográficas a partir do original literário. E que bom, o pessoal gostou, o que me deixou muito feliz.

            Em seguida foi a vez de Loba Luna e Wakanú, com “Dança circular celta/medieval”, e depois o palco foi do simpaticíssimo Reinaldo José Lopes, com “Traduzindo o mundo do Silmarillion”. Detalhe pessoal: levei alguns exemplares sobre a Terra-Média de minha coleção, incluindo O Senhor dos Anéis da Coleção 100 Respostas da revista Mundo Estranho, e o Reinaldo foi o principal autor desta última. Claro que peguei seu autógrafo! Ele falou sobre o impressionante trabalho de tradução das obras do Professor, como está sendo feito no caso do Silmarillion, que a Harper Collins deverá lançar em 2019; Alguns fãs estão aborrecidos pelo fato de os noldor, em A Queda de Gondolin, são chamados de gnomos, e o Reinaldo explicou porque isso aconteceu.

            Por sinal, já compraram e leram esse livro? Vale cada centavo, recomendamos! A seguir o editor da Harper Collins, Samuel Coto, igualmente bastante aplaudido, falou sobre os grandiosos projetos da editora, novas traduções do já mencionado Silmarillion, como também de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a já disponível Biografia de Tolkien de Humphrey Carpenter (que adquiri dias depois do evento e também é sensacional), além da gigantesca A História da Terra-Média. Claro, não poderiam faltar comentários para o aguardadíssimo Beren & Luthien, e estamos todos contando os segundos até seu lançamento em novembro!



            O evento seguiu com o concurso de cosplay, onde já é tradicional nos assombrarmos com o capricho e a criatividade dos participantes. O Povos Livres de Arda está de parabéns, o clima da Tolkien Fest foi o melhor possível, muito familiar e agradável. Um encontro de amigos muito gostoso e divertido, para papear e dar boas risadas, com muita nerdice e altíssimas doses de literatura do mais alto nível. Uma Festa Muito Esperada, uma grande e muito bem vinda celebração para a obra do maior contador de histórias de todos os tempos, nosso querido Professor J. R. R. Tolkien. Falta muito para a próxima?

Um comentário: