segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Como foi: StarCon os Mundos de Doug Jones




Neste sábado (02/02) no Teatro Eva Wilma o pessoal da Nova Frota realizou a StarCon – Os Mundos de Doug Jones. O teatro ficou pequeno na expectativa da entrada do ator que, como foi dito, estava tomando água. No grupinho de Staff só ouvi “será que ele gostou da forma da água do Brasil”?

            Doug Jones entrou no palco para o bate papo ao som da banda PAD com uma versão mais rock’n roll da abertura de Star Trek Discovery. E não foi apenas um “hi” e andar até o centro do palco. NÃO!!! Doug Jones tem que entrar em grande estilo: dançou no seu jeitinho "quirky" (peculiar) de ser, divertindo a todos nos primeiros minutos do que viria a ser um ótimo bate papo!




            Entre a dança de Doug no palco, aplausos e muito bate papo nerd, alguns momentos se destacaram.
           
            Foi demais Doug falando sobre como decora textos, especialmente desafiadores, pois como Saru é comandante (e todos queremos vê-lo na cadeira do capitão!), seu vocabulário é muito técnico. Tradicionalmente isso é chamado em inglês de TECHNOBABBLE, traduzido no português como tecno baboseiras. Doug comentou que é muito interessado em assuntos científicos, e conforme ouvimos dele na coletiva de quinta feira (LINK), ele estuda como se fosse para uma prova. Concluiu dizendo que não se trata de tecno baboseira, mas de Science Talk, ou conversa científica.

            Nota do Renato: me ganhou definitivamente aí.

            Sobre sua carreira, Doug comentou que assistia muitas sitcoms, é fã e se inspirou em Boris Carloff. Quando chegou em Hollywood sabia que devido ao seu físico peculiar deveria ser engraçado ou assustador, e interpretou vários papéis assim.

            Quando questionado sobre o que mudaria em Saru, disse que espera que um dia ele não tenha mais os gânglios Kelpianos (threat ganglia). Claro que todos nós gostaríamos de um dia sumir com nossos próprios gânglios, não é?

            Uma das perguntas que chamou atenção foi sobre ele estar em redes sociais e interagir com as pessoas. A dúvida foi se era ele mesmo ou algum assessor que respondia e curtia. É ele mesmo. (Nota da Má: ele já curtiu alguns posts meus e isso me fez tão feliz! Leia até o fim para descobrir o motivo)

            Nosso querido amigo Michel perguntou se ele gostaria de interpretar mais de um personagem em cena. Doug respondeu que já recebeu o convite para fazê-lo em Discovery, mas que por ter então o dobro de falas e expressões corporais para decorar, o trabalho que já é pesado seria ainda mais desafiador. Ele disse já ter feito isso em Falling Skies e que consideraria um trabalho assim em Discovery se o segundo personagem fosse humano. Quem sabe aconteça?

Um detalhe de Discovery que comentou foi o episódio 2 da segunda temporada ter sido dirigido por Jonathan Frakes, o comandante Riker da Nova Geração. Doug o conheceu em Falling Skies, comentou que Frakes é muito divertido e que foi ótimo trabalhar com ele.

            Outro amigo nosso, Nogueira, não fez uma pergunta, mas um pedido. Ajoelhando-se, disse que Doug deveria ter o papel principal em uma nova versão de “As Sete Faces do Dr. Lao”, clássico filme de 1964 que já foi muito exibido na Sessão da Tarde. (Nota do Rê: SIM! Houve época de filme bom na tv aberta...) Depois de brincar que pensou que receberia uma proposta de casamento, Doug disse que adora o filme, já ouviu rumores de um possível remake, e que adoraria estrelá-lo. “Quem sabe?”, encerrou.

            Depois da pergunta/pedido do Nogueira, encerraram o bate papo, mas Julia correu para a borda do palco para fazer uma ótima pergunta: “quanto tempo levou a maquiagem mais demorada?”. Para quem não sabe, essa moça tem nove anos e é espoleta de tudo! Doug respondeu que Abe Sapien, de Hellboy levava em média 7 horas para ficar pronto para gravar.

Pouco antes dos autógrafos o pessoal participou das fotos. Infelizmente fica para a próxima, mas confirmaram o que pudemos perceber: que ele é muito fofo, carismático e divertido. Podemos ver isso pelas fotos abaixo com alguns de nossos amigos.
Dennis Himura
Nat Borges

Liko Ono com a máscara de Linus



Hora do autógrafo


Renato:
            Pensei bastante antes de decidir entrar na fila de autógrafos. A Má tinha o Funko do Abe, um dos personagens mais legais do Doug, mas eu não levei nada. Porém, folheando um dos exemplares disponíveis em um dos estandes do Diário de Bordo, a publicação da Nova Frota, me deparei com um número bem interssante.

            Homenagem a Stan Lee na matéria de capa, um artigo sobre a histórica vinda de Leonard Nimoy para a Convenção da Frota Estelar em 2003, e textos sobre Doctor Who e o filme Primeiro Homem. Ainda mais, uma página dupla com o anúncio da Convenção os Mundos de Doug Jones, com uma bela foto dele fazendo a saudação vulcana de Vida Longa e Próspera.

            Depois do que ele disse na apresentação no palco, que não considera as tradicionais tecno baboseiras assim, mas conversas de ciência, ele definitivamente me ganhou!


            Então decidi ir para a fila de autógrafos depois de gravar os amigos Liko, Michel, Wilton, e claro a Má. Por sinal, quando o Doug viu a faixa da FFESP aberta pelo Wilton, com assinaturas de vários autores de outras séries da franquia, ficou boquiaberto!




            Enfim, depois com a senha 1122 chegou a minha vez, e Doug adorou quando abri a revista a sua frente. Brincou que saiu bem na foto, e que estava ótimo em outra imagem menor no mesmo anúncio.

            Ele comentou que a foto é da premiere da primeira temporada de Discovery, e esta ainda estava circundada por imagens menores de vários de seus personagens. Comentei isso, ele concordou e acrescentei que por trás de todo grande personagem há um grande ator.

            Ele respondeu “awwwnnn”, terminou o autógrafo, levantou, agradeceu, me deu um abraço e um beijo. Nos despedimos comigo desejando-lhe muito sucesso em muitos anos em Star Trek Discovery. Doug Jones agradeceu efusivamente, ele é além de um estupendo ator, um cara absolutamente sensacional!



Má:
           
            Com o número 1092, tive 91 pessoas antes de mim até me tocar que ia ficar tête-à-tête com o ator que interpreta alguns dos meus personagens favoritos: Billy Butcherson, Saru e Abe Sapien (claro que falei para ele que essa ordem era fácil demais para mim, mesmo sendo um evento de Star Trek). Ainda na fila, logo depois de mim a fofa da Júlia de 9 anos foi elogiada pelo agente do ator por ter feito uma das melhores perguntas no final do bate-papo (vide acima). Ela me pediu para ser sua porta voz na sua vez... ai ai...

            Bom, quando cheguei lá... Gente, eu não chorei! Quem me conhece isso foi milagre... Voltamos a um “Hi” meio tímido, ele pegou o Funko que levei do Abe Sapien, adorou e perguntou se eu colecionava. Disse que sim, mas o dele seria o primeiro autografado, ao que ele respondeu que seria uma grande responsabilidade. Falei dos meus personagens favoritos e ele agradeceu, dizendo que gostava deles também. Pouco antes dele se levantar, pois estava levantando para abraçar e beijar a TODOS!, eu tive que dar o recado da minha mãe “manda um beijo para ele!”e Doug Jones fez um “awww” tão fofo quanto o próprio humano que ele é. Abracei um ser lindo por dentro e por fora, que tem um abraço tãããão gostoso! Peguei meu Funko devidamente autografado e falei para ele que a Julia havia me pedido para ser sua tradutora oficial (como se isso pudesse ser feito, mas ok), ele levou numa boa. Ela disse que não falava bem inglês, Doug respondeu que não tinha problema pois não falava português. Ela só pediu uma coisa simples para ele: um abraço bem apertado.

O resultado? É só ver o vídeo.


Duas crianças felizes!!!

            No espaço reservado para os standistas havia a costumeira variedade de produtos nerd: camisetas, colecionáveis, canecas, chaveiros, bottons, toalhas, meias, livros... grande destaque para nossos amigos porteños do Star Trek Argentina, que vieram prestigiar o ator.




Star Trek en Argentina


              Tietar os dubladores é ótimo! Sempre nos divertimos com eles. Esse é o Fábio Moura e fãs queridos ao seu redor.

Diego Lima: Tyler e diretor de dublagem
Renato, Tilly e Tilly... mas perae... é a Bruna Matta, a voz da Tilly!




               O dia fechou com chave de ouro: dubladores de Discovery: Fábio Moura (Comandante Saru), Cecília Lemes (Georgiou), Bruna Matta (Tilly) e o diretor de dublagem e voz do Tyler: Diego Lima. Além de stand up nerd com André Santi e Lucas Moll; sorteio e concurso de cosplay. Aliás o pessoal de cosplay deu show!







             Esperamos o próximo evento da Nova Frota: 30 anos, a ser realizado em agosto. Vamos trazer detalhes em breve!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Explicando um pouco minha tietagem e alegria de saber que é ele que responde os recadinhos:

*Direto para @actordougjones Você não tem ideia da alegria que foi conhecê-lo hoje. Você não é somente um grande ator, mas um incrível e humilde ser humano (além do meu Kelpian favorito). Obrigada por vir ao Brasil e dividir sua luz conosco hoje. Você é ótimo! Achei que eu ia começar a chorar ou algo do tipo na minha vez. (no post eu coloquei o vídeo do autógrafo) De algum modo agora quero voltar e assistir todos seus filmes agora com outros olhos.
Resposta dele: Obrigada por todo o amor, minha preciosa Marcia!!!


Gente, eu me senti a mais preciosa do Senhor dos Anéis! Muito amor por ele!

4 comentários:

  1. Ótima reportagem Renato e Márcia!! A mais pura verdade sobre o evento e esse ator maravilhoso!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua reportagem! Ótimas fotos também.. :-)

    ResponderExcluir