quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Como foi: Exposição Super-Heróis do Brasil


A expo está tão boa, mas tãããão boa que só acaba no final de Setembro!!!!!

            No último domingo de julho, dia 28, visitamos o Contintal Shopping na região do Jaguaré para conferir a exposição Super-Herois do Brasil, e foi absolutamente sensacional! Eu já conhecia alguns deles por meio de matérias da mais que recomendada revista Mundo dos Super-Herois, mas me surpreendi muito com a criatividade dos autores cujos trabalhos se encontram presentes na mostra.

            Para quem acha que quadrinhos no Brasil se resumem a Turma da Mônica ou os trabalhos autorais que vêm ganhando cada vez mais espaço, com todo mérito diga-se de passagem, a produção de HQs em nosso país é muito mais variada do que isso! Em nosso país, ao se falar de quadrinhos, a maioria das pessoas os associam aos super-heróis majoritariamente norte-americanos, e não há nada de errado nisso. A cultura, nestes tempos de universalização da internet, está se transformando autenticamente em uma entidade global, e é evidente que as particularidades de cada nação permanecem importantes.

            Tal como a língua, a cultura é um ente que evolui em contato com suas contrapartes do exterior. Por isso, o surgimento de um gênero de quadrinhos dedicado a super-heróis genuinamente brasileiros não deveria ser surpresa, muito menos novidade, pois vários desses personagens já estão na estrada há muito, muito tempo. Nomes como Raio Negro, O Gralha, Velta, Capitão 7, o Judoka e muitos outros fazem parte da história dos quadrinhos no Brasil, e recentemente uma nova geração vem se juntar a eles.



            Conforme nos explicou Daniel Vardi, quadrinhista e curador da exposição, quando surgiu a oportunidade de montar a mostra ele elaborou uma primeira lista com mais de cem nomes de autores brasileiros. Depois, evidentemente, por motivos de espaço e logística, a quantidade de nomes encolheu, mas ainda assim eles representam uma grande variedade de criações que fazem a alegria dos fãs de quadrinhos. O grande destaque são modelos em tamanho natural dos heróis, apresentando nomes como Amanhecer, A.R.A.R.A, Paladino, Helena Miranda, Lia Letal e Boiadeiro. Não por acaso, Eles fazem parte do Time da Luz, uma super-equipe que enfrenta ameaças à altura.


            Nesse autêntico alvorecer da Era de Ouro dos Super-Heróis do Brasil, a Publigibi, fundada por Vardi em 1998, já publicou dentro do projeto Time da Luz as HQs Amanhecer e A.R.A.R.A., e outras mais estão a caminho. Amanhecer, cuja identidade é desconhecida, é resultado de um projeto secreto do governo brasileiro, um pouco aos moldes do Doutor Manhattan de Watchmen e Capitão América da Marvel. Cada cor de seu uniforme, que repetem as da nossa bandeira, é indicativa de um poder. Já A.R.A.R.A. é um piloto de caça que é convidado para testar uma inovadora armadura dotada de capacidade de voo, armamentos e uma série de sofisticados equipamentos. Conforme Daniel comenta: “O brasileiro tem time de futebol, de vôlei, escola de samba. Temos como vitória o trabalho em time”. Nada mais lógico, então, que criar um time de super-heróis!


            Conversamos ainda com Carlos Baku, criador do Tribunal em 2000. A sinopse da HQ que ele lançou de forma independente é esta:

A violência toma contas das ruas... A corrupção toma conta das ruas... o povo indefeso esta a mercê dos marginais... Um grupo surge para equilibrar a balança da justiça....mesmo colocando suas vidas em risco, eles trilham o limite da loucura em busca de uma sociedade mais justa, mesmo que tenham que morrer para que o crime não prevaleça.

            Ele comentou conosco como muitas pessoas que tiveram contato com a obra, na época, chegaram até a comentar que “ele não deveria escrever essas coisas”. Mas diante dos rumos do país desde então... E não, o Tribunal não tem nada a ver com certo anti-herói que recentemente até ganhou as telas de cinema, combinado? Carlos prometeu que em breve irá relançar a obra, e já aguardamos ansiosamente!


            Muito interessante também é Lord Kramus, do quadrinista Gil Mendes. A história se passa ainda na época da Pangea (lembra de suas aulas de Geografia?) há milhões de anos, um período de magia, reinos de criaturas fantásticas, guerreiros e espadas. Gil criou um mundo repleto de raças variadas, intrigas políticas e muita ação. Kramus surgiu em 1991, e a partir de 2010 ganhou revista própria, da qual seis edições já foram lançadas.



            O grande destaque da exposição Super-Herois do Brasil é o lançamento de Contos da Jaguara, de Altemar Domingos e outros autores. Altemar, criador da personagem que é a soberana de seu povo em uma remota região do Amazonas, já havia lançado em 2005 Jaguara – Guerreira e Soberana, pela Via Lettera, um espetacular álbum de 128 páginas. Conversamos com ele, que nos contou a respeito do processo de criação da personagem, como pretendia ter uma heroína forte e guerreira, e como inseriu nas histórias muito de nosso folclore e inclusive da língua tupi-guarani.

            Para essa finalidade, Altemar chegou a frequentar a USP, que tem um curso dedicado ao tupi antigo, e travar amizade com o professor Eduardo Navarro, conseguindo assim as informações e conhecimento necessários para o melhor uso da língua nativa nas histórias. Além disso muitos seres fantásticos de nosso folclore aparecem nas tramas, como o Saci (em uma versão muito diferente do que os leitores conhecem), o Mapinguari e muitos outros.

            Em tempo, este escriba que vos escreve igualmente tem buscado maior variedade em suas histórias, e além da ficção científica tenho enveredado pela fantasia com um pouco de terror. O resultado pode ser conferido lá no blog Escritor com R nas histórias de Vó Nena e os Caçadores, e também na Amazon no e-book Vó Nena eos Caçadores: O Fusca Azul. Pronto, Modo Jabá off!


            Além disso, outro projeto de uma equipe de super-heróis pode ser conferido na exposição. Trata-se de Protocolo: A Ordem, iniciativa de Elenildo Lopes para reunir vários heróis brasileiros, incluindo personagens criados décadas atrás e as novas criações, em uma história verdadeiramente monumental. O projeto foi iniciado em 2004 sobre como A Ordem, mas o financiamento coletivo tentado na ocasião não foi bem sucedido. Lopes insistiu, e finalmente Protocolo: A Ordem, está disponível. A sinopse é sensacional:

Comandados por um maléfico e insano ditador, uma poderosa raça alienígena assola nossos recursos e nosso povo. Já nos acostumamos a isto? Não, não desta vez. Agora o Protocolo: A Ordem será ativado! Prepare-se! Os maiores heróis união forças para lutar até as últimas consequências para defender nossa nação!

            Mais de 20 autores contribuíram para o projeto, sem dúvida o maior envolvendo super-heróis no Brasil que se tem notícia. Protocolo: A Ordem recebeu o Troféu Angelo Agostini em 2017, e sua sequência, Alfa: A Ordem, também está disponível!

            Depois de muitos excelentes papos com os autores presentes, saímos da exposição Super-Heróis do Brasil imensamente satisfeitos e orgulhosos pela criatividade de nossos autores. Como dissemos acima, cada vez mais a cultura não possui fronteiras, e sempre se enriquece com o contato com outras formas de contar histórias. A qualidade das revistas e das histórias que são apresentadas na exposição não devem absolutamente nada ao que de melhor nos chega do exterior, comprovando a já conhecida criatividade do brasileiro. A cultura de nosso país somente se torna mais rica e diversificada com esses personagens incríveis, que novamente comprovam que temos o prazer e o privilégio de viver no alvorecer da Era de Ouro dos Super-Heróis do Brasil! Muito sucesso para todos eles!

Um comentário:

  1. Muito bom e a todos que queiram visitar-nos sejam bem vindos ao universo de super heróis e anti-heróis brasileiros.Obrigado!

    ResponderExcluir