quinta-feira, 30 de abril de 2020

Resenha: O Mistério do Mar







“É da natureza humana desejar mais intensamente aquilo que não se possui, o mais difícil ou impossível. Mas qual é o motivo disso? O homem sonha e sonhar nos impele a querer, ao desejo. O sonho é antagônico à realidade, mas empurra o homem contra um destino material que não está traçado.”


É simplesmente assim, com um sonho que José Waeny, mesmo autor de “Meu Mundo Meu” começa seu livro “O Mistério do Mar”. Eu já tinha lido mas li novamente em um dia para resenhar e pegar maiores detalhes, me segurando para não colocar aqui nenhum spoiler para vocês.

O livro começa em Timbocas, vila de pescadores em Santa Catarina a 150Km de Floripa. O casal Tião e Constança e seus filhos Firminio, Mateus e Julinho. Uma família de pescadores na qual o pai sempre sonhou com uma filha mulher. Nisso que entram os sonhos e seus poderes. Tião fez seu pedido ao mar tão veementemente que teve até a certeza que seria atendido. E não deu outra... nove meses depois nascia Nina.

A garotinha já saía, aos cinco anos de idade, para pescar com o pai e os irmãos. Era o orgulho do pai e bem mimada. Como toda criança, não tinha barreiras na fala, então falava que o homem do mar falava com ela, falava também com peixes e coisas que assustavam ao pai. Fazendo com que Tião fosse buscar ajuda do “sábio do mar”, Seu Plácido. Que já sabia o motivo da visita.

A garota cresce, destinos são traçados, coisas mudam (ou não) e o livro começa a se desenrolar a partir daí.

Crianças, a Coruja aqui não falou nada além da página 10!!! José Waeny além de ótimo escritor foi meu colega de bancada no programa Coletivo de Letras e papeamos bastante acerca de literatura.

O livro vale muito ser lido e relido. Aliás, li em dois dias e reli em uma tarde. Ele prende a atenção de um jeito inexplicável.

Na próxima vez que for à praia, preste atenção no mar, vai que...

Um comentário: