quinta-feira, 18 de junho de 2020

QUADRINISTA: CARLOS BAKU




1.       Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Há 40 anos atrás primeira hq que eu abri foi Superamigos 19, onde eles estavam presos pelo Mestre dos Espelhos e somente os Supergemeos e Glick publicado pela Ebal...


2. Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Olha acima

3.  Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Me ajudaram muito a ler e melhorar minha criatividade

4.  Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Leio comics, mas curto bastante infantil

5.  Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Tribunal , Os cavaleiros Atômicos , O Príncipe Sapo, por que sou o criador...
Mas nas linha editoriais não tenho um específico virou tudo carne de segunda.

6.  Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Aos 10 anos meu primeiro desenho de herói foi a face do Capitão América, mas desenhos não lembro, na escola eu sempre fazia os trabalhos de todo mundo e o desenho ajudou muito no período que fiz colégio interno, a arrumar uns trocadinhos...sempre comprei livros e revistas de desenhos em 98 , me matriculei na Pan americana de artes  fiz um ano apenas, daí já não me servia, fui fazer desenho básico pelo Senac e depois de 6 meses queria algo mais e fui fazer quadrinhos pela Candido Portinári, não terminei o curso, depois de 2 anos a troca de professor me fez deixar a sala de aula, entraram professores que não sabiam responder o que eu precisava...

7.  Como surgiu seu personagem?
Tribunal foi de uma conversa com um amigo que gostava de mangá, porem os outros foram surgindo naturalmente, mas  primeiro foi o Super Antonio uma cópia do Space Ghost ...KKKK

8.  Onde busca inspiração para criar?
Não tenho isso,, sempre aparece algo, uma cena, um relance qualquer um lampejo e POWW esta ali todo desenhado e biografado, por exemplo a Justiça eu precisava de uma nova personagem levou 3 anos para ela surgir, eu sabia que precisava de uma mulher no Tribunal, mas nunca fiquei ali cutucando a ferida, então na exposição Super-Heróis do Brasil rascunhei e o NOME como poderia.. Defensora, Juíza...e o que o Tribunal busca? O que fala sempre na TV e mídias afins? Tribunal de Justiça e o Tribunal é Justiça das Ruas eles buscam o que .. A Justiça. Pronto, resolvido.

9. Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Só musica mesmo...deu vontade prancheta ou note usando o corel draw.

10. Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
A eternidade que é ver o material finalizado.

11. Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Sim existe, lacração e perfeitamente correto, porque não precisamos de esterco na arte.

12. O que vem por aí?
Justiça – Defendendo o Inimigo e Os cavaleiros Atômicos retorno a Orioncity

Carlos Baku Criador do Tribunal, Super Sapo, Os cavaleiros Atômicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário