terça-feira, 23 de junho de 2020

QUADRINISTA: OSCAR SUYAMA


Bem meu nome é Oscar Suyama , sou ilustrador de quadrinhos desde a infância , mas atuou profissionalmente desde 2014 , 2015 mais ou menos, lancei alguns fanzines na adolescência, ao entrar no mercado atuei em algumas publicações no mercado de quadrinhos canadense, em títulos como BEETLE GIRL ,  depois atuei também no mercado brasileiro, em títulos como TIME DA LUZ:AMANHECER , ESCORPIÃO AMARELO, entre outros, atualmente voltei ao mercado americano, e concilio este trabalho com meu personagem autoral o CORUJA NEGRA ao qual tenho algumas publicações.

contatos
instagram: @oscarsuyama 






1. Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Ainda na infância nos anos 90, principalmente com a galera da IMAGE COMICS, aquelas artes e cores eram de brilhar os olhos, e nisso ascendeu em mim a vontade de não só colecionar quadrinhos, mas também trabalhar com isso, o que era sonho, foi se tornando determinação e objetivo e agora é uma de minhas rendas.

2. Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Já havia lido alguns quadrinhos antes, mas o que  me cativou de verdade foi um chamado HOMEM ARANHA 2099 que saiu nos idos de 1993 , tive a oportunidade de colecionar e até hoje busco tudo que posso do personagem que é um de meus preferidos...

3. Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Não tenho palavras para descrever isso, não consigo me lembrar de minha subjetividade sem quadrinhos, não só inspirou a ler, como a estudar muito sobre arte e fundamentos, e a buscar algo muito concreto, que é atuar nesta área.

4. Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Sempre super heróis, leio alguma coisa de terror também mas super heróis sempre vai ser meu preferido.

5. Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Spawn!! É e sempre será, bem não sou só fã do personagem , mas também de seu criador que foi um ilustrador importante para a caracterização moderna dos quadrinhos, sua arte e profissional me inspiram muito ,sua forma de contar historias, de transcrever a arte para os quadrinhos, e SPAWN  é sua obra máxima, meu personagem é 100% inspirado em SPAWN

6. Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Comecei muito cedo, mas só fui buscar uma ajuda profissional mais tarde, antes achava que era só ''ter o dom'' que tudo se resolvia, com o tempo percebi que para ser profissional você tem que ter muito fundamentos e estudar bastante, estudei em algumas escolas de São Paulo especializadas no assunto.

7. Como surgiu seu personagem?
Bem, nunca gostei da ideia de se ter um personagem próprio, mas sempre insistiram para que eu fizesse, foi quando em uma conversa com o amigo AGENOR MIRANDA também quadrinista, ele me convenceu a criar um, ele usou bons argumentos que me convenceram na verdade...rs

8. Onde busca inspiração para criar?
Minha inspiração vem de se fazer o que mais gosta na vida, quando você acha esse propósito, que é fazer o que mais se gosta, é fácil se inspirar...é só pensar: é isso que eu amo fazer, obrigado a Deus pela oportunidade de poder fazer, e vamos lá!

9. Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Café e muita música, grunge dos anos 90, música clássica , doom metal e Viking metal também...

10. Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
Não vejo dificuldade.

11. Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Olha ainda não apareceu algo, mas não sei se recusaria, espero não chegar neste momento...

12. O que vem por aí?
Bem consegui boas parcerias para introduzir o CORUJA NEGRA no mercado americano, estou fazendo uns crossovers do meu personagem com personagens do exterior, espero que isso alavanque o mesmo, e que esta oportunidade venha nos levar a níveis cada vez mais altos e desafios mais intensos e grandiosos!! Aguardem, CORUJA NEGRA  no mercado americano deve sair na metade deste segundo semestre!!


8 comentários:

  1. Tantoooo orgulho de vc maninho 💙 sua dedicação seu esforço sempre foi inspiração para os meninos 👏👏👏
    Deus abençoe e que vc cresça cada dia mas nesse área ❤️

    ResponderExcluir
  2. Oscar parabéns meu amigo.....vc merece....pessoal ele desenha muito.....

    ResponderExcluir
  3. Uhuuui que orgulho de vc Ju meu irmão de coração, lembro lá atrás na nossa infância o qt discutíamos sobre motivação, que orgulho ver vc realizando seu sonho de criança!! Pra cima sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amor! Vc merece o mundo,eu tenho visto e participo desta jornada, o melhor está por vir, eu tempo da colheita! Te amo

    ResponderExcluir