terça-feira, 18 de agosto de 2020

QUADRINISTA: PÁDUA CARVALHO


1. Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Desde criança sempre gostei. Ganhava muitas de um vizinho amigo, que comprava lia e me dava, (eu não tinha como comprar, éramos muito pobres) depois que a família dele se mudou, minha irmã começou a trabalhar e passou a comprar para mim. Meus filhos herdaram o gosto pelos quadrinhos, ainda hoje leio muitos quadrinhos, não curto muito mangás japoneses, nada contra. Mas não é um gênero que me atraia.



2. Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Não foi apenas um, foram vários, começando pela revistas: Gato Félix, Os Sobrinhos do Capitão, Família Buscapé, Brucutu, Bolota,  Recruta Zero, Príncipe Valente, Brotoeja, Gasparzinho e Brasinha. Essas foram as revistas que marcaram minha infância.


3.  Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Desde pequeno sempre gostei de desenhar, tinha esse talento, já nasci com ele. As revistas cativavam as crianças, eu desenhava meus próprios quadrinhos, usei isso a meu favor e assim ficava mais fácil cativar os amigos e despertar a admiração dos adultos.


4.  Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Gosto um pouco de tudo, Faroeste (Zagor, Tex, Zorro, Ken Parker), Aventura (Conan, Tarzan, Sonja, Fantasma), Heróis (Homem-aranha, Batman,Thor). Terror (Contos da Cripta, Constantin, Drácula), Infantil (Turma da Mônica, Mickey, Donald. Hanna-Barbera. Às vezes algumas crônicas de autores independentes.



5.  Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Gosto muito das Graphics Novels de Frank Miller (Batman, o cavaleiro das trevas, Os 300 de Esparta, Sin City, Ronin,  acho os argumento e roteiros perfeitos (tantos que alguns já viraram filmes), também adoro arte.final. Outro quadrinho que gosto muito é  X-O Manowar, do universo Valiant.


6.  Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Já nasci com esse dom, meus filhos também herdaram. Já meus irmãos, (11) nenhum desenha, apenas eu. Nunca fiz nenhum curso, tudo que fiz foi aprimorar meu traço, tornando-o mais técnico e procurando assimilar vários estilos para construir o meu.

7.  Como surgiu seu personagem?
Na infância, inventava alguns super-heróis, desenhava quadrinhos com eles, mas meus principais personagens (a turma do Acerola) nasceu de historinhas que eu fazia para distrair meu filho. Guardei por bastante tempo e ano passado resolvi criar um perfil no instagram e publicar as tirinhas. Elas não se repetem e são diárias, todo dia tem uma tirinha inédita..
8.  Onde busca inspiração para criar?
Em situações corriqueiras do dia a dia. Também leio muito. Procuro adaptar personalidades e emoções para cada um dos personagens e isso por si só já cria vários caminhos a se explorar. Quando quero produzir muito, crio um roteiro das tirinhas, quando me sento em frente ao computador, geralmente a inspiração bate junto. Geralmente faço de 3 a 5 tirinhas por dia.


9. Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Gosto de trabalhar com a tv ligada e luz acesa, mesmo de madrugada. Não costumo usar o notebook, uso mais o PC.

10. Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
Teve um tempo em que eu deixava para criar a tirinha do dia no dia de postar, às vezes, isso me desestimulava e me travava a ponto de dar meia-noite e eu ainda estava por colocar a tirinha no ar. Mas o maior bloqueio é você estar preocupado com algum problema, a cabeça tem dificuldade de concentração nessa hora.

11. Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Geralmente temas polêmicos que envolvam certos tabus. Vejo muitas tirinhas com temas extremamente adultos que abordam política, sexo, religião e etc. Minhas tirinhas são infantis e não adultas, daí um cuidado redobrado na hora de explicar ou abordar temas delicados.

12. O que vem por aí?
Estou tentando trabalhar em uma animação com meus personagens, uma série com histórias curtas para exibir na TV. Outro projeto é um livro infantil. Ao que parece, o segundo está mais perto de se realizar.

Para ver mais, Acesse @turmadoacerola no instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário