sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Exposição - Stanley Kubrick no MIS

Stanley Kubrick




"Nascido em 1928, em Nova York, Kubrick é autor de grandes clássicos do cinema, e reconhecido pelas inovações técnicas, diversidade e riqueza dos temas apresentados ao longo de sua carreira como fotógrafo, diretor, roteirista e produtor.
Além de trazer uma cronologia do artista desde o início da sua carreira como fotógrafo nos anos 1940 até os últimos filmes que concebeu, a exposição apresenta a singularidade de sua obra e suas influências a partir de mais de quinhentos documentos, materiais em áudio e vídeo, e diversos objetos e figurinos originais usados em filmes como Lolita (1962), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980)."~MIS


Quem me conhece sabe que eu gosto de Kubrick, ou ao menos de "O Iluminado", "Laranja Mecânica", "De Olhos bem Fechados", "2001"... De 11/10/2013 a 12/01/2014 no MIS - Museu da Imagem e do Som-, a exposição Stanley Kubrick faz sua escala em São Paulo.
Pude conferir essa exposição no dia 28/12/2013.

Mesmo não podendo levar câmeras ou tirar foto com flash, algumas pessoas conseguiram fotografias ótimas, as minhas foram corrigidas no computador mesmo...rs

Barry Lyndon (1975)
 
Spartacus (1960)

Nascido para Matar (1987)

  • O Iluminado (1980)

Num ambiente marcado com algo que remete a "não é para os fracos de coração", música propícia, imagens, documentos, fotos, figurinos e objetos de cena são dispostos num labirinto de portas ao estilo Overlook.






  • Lolita (1962)

Apenas sete anos após o lançamento do livro de Vladmir Nabokov, Lolita surge com roteiro do próprio autor. Confesso que ainda não li, mas está na listinha...








  • 2001, uma odisseia no espaço (1968)

Kubrick convenceu Arthur C. Clarke a escrever o roteiro do que se tornaria o filme mais famoso e mais exigente de Kubrick, estabelecendo também novos padrões para o gênero de ficção científica.
No MIS, o espaço dedicado ao filme nos faz sentir dentro de uma estação espacial. Além dos objetos de cena, a réplica do Oscar de efeitos especiais.







  • Laranja Mecânica (1971)
O que sexo, ultraviolência e Mozart tem em comum? O mais polêmico filme de Kubrick, baseado no livro homônimo de Anthony Bugress (1962). Ambientado em um futuro muito próximo, retratando uma sociedade burocrática antiutópica que tira das pessoas a sua liberdade e dignidade. Regado a Moloko Velocet, Alex parte para as constantes aventuras com seus drugues.




  •  De olhos bem fechados (1999)

Último filme de Kubrick.
O filme joga com o prazer de observar e ser observado. Gira em torno da realidade e do sonho, da vida cotidiana de casados e das fantasias sexuais.
Kubrick morreu no dia 7 de março, pouco depois dos produtores aprovarem o filme, e não assistiu à estreia no dia 13 de julho.


  • A.I. - Inteligência Artificial (2001)
Eu não sabia, mas Kubrick adquiriu os direitos do filme em 1980 e em 1999 durante a filmagem do seu último filme, "de olhos bem fechados", passou os direitos a Steven Spielberg.

A exposição foi incrível! Fui muito bem acompanhada, com amigos de alguns clubes de leitura aqui de São Paulo. Eles foram a chave de ouro!





A cerejinha do bolo ficou por conta do encontro casual com Thunderbird! Sim, pessoa dos anos 80 que lembra ainda da Mtv em sua época boa.


Fotos: Corujice Literária e amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário