quinta-feira, 2 de março de 2023

JEDICON 2022: NÓS FOMOS!


            Há não muito tempo, em um país nem tão distante...

            Existiam grupos de fãs, que não buscavam outra coisa a não ser curtir juntos suas paixões comuns.

            E eles passaram a se reunir em eventos para curtir juntos. E essas “torcidas organizadas” sempre se reuniam em harmonia, respeitando os valores mais caros ligados aos universos fantásticos, de ficção científica e fantasia, que mais amavam.
 

           A união, a lealdade, a liberdade e a amizade.






            Até que surgiu uma grande ameaça contra toda a humanidade, e os fãs precisaram interromper esses encontros e eventos. Houve muita tristeza e revolta, mas a paixão em comum por suas histórias e personagens preferidos era mais forte, e eles continuaram a se comunicar. Para isso, muito ajudou a tecnologia que, algum tempo antes, era coisa vista somente nesses universos fantásticos.
 

           Eis que a ameaça foi contida, e a vida começou a voltar ao normal. E os fãs se animaram para voltar a se organizar, para se reunir, se divertir e sonhar juntos.
            E, em 17 de setembro de 2022, o maior desses eventos finalmente voltou a acontecer!



 




           As forças da Luz e das Trevas rumaram para a FAPCOM, onde celebraram novamente na JEDICON 2022!

            Então, gostaram da introdução? Depois de tanta demora, precisávamos caprichar um pouco mais do que já fazemos, não? Tivemos alguns pequenos problemas operacionais nos últimos meses, daí que o Corujice Literária ficou um pouco parado. Mas aos poucos vamos retomando as publicações, e nada melhor do que contar um pouco sobre como foi estar, mais uma vez, na Jedicon, organizada como sempre por nossos amigos do Conselho Jedi São Paulo.

            Star Wars tem estado em alta nos últimos tempos. A polêmica Trilogia Disney (esse barulho que estão ouvindo é o Renato rangendo os dentes...) foi seguida por várias séries, das quais a melhor foi The Mandalorian. Aquele final espetacular emocionou a todos, mesmo que depois as produções se dividiram entre erros e acertos.


           Mas o que conta é que nossos personagens mais adorados continuam lá. Luke, Leia, Han, Chewie, R2-D2, C-3PO, Darth Vader, Yoda, Lando Calrissian... E, entre as produções clássicas e as novas, há ainda livros, quadrinhos, games, as inevitáveis peças de memorabilia, e mais todo um universo para celebrar a criação máxima de George Lucas.









            Como sempre em época de Jedicon bate aquela nostalgia de edições passadas, especialmente aquelas na qual houve grande participação de autores brasileiros! A primeira delas foi em 2010, por iniciativa deste escriba, que sugeriu aos amigos do Conselho Jedi SP que abrissem esse espaço, já que na Jedicon RS, realizada pouco antes, isso havia ocorrido. E eis que, na mesma Fapcom, tivemos uma mesa enorme bem na entrada, e todas, eu repito TODAS as obras e antologias lançadas no evento esgotaram.

            Podem confiar: a sensação de estar no palco da Jedicon é inesquecível! Vão ao meu Instagram, @renatoa.azevedo, e confiram no post de 17 de setembro.

            Amamos estar na Jedicon, e amamos encontrar os granes amigos! E já que falamos de nostalgia, aproveitem e confiram nossas coberturas dos eventos de 2017 e 2018. Sim, é para clicar nos números!








            Esta edição, como não poderia deixar de ser depois de três anos de ausência, foi um pouco menor que as anteriores à pandemia. Estamos todos, claro, nos recuperando desse período sombrio, mas mesmo assim, como de hábito, o Conselho Jedi SP promoveu uma festa magnífica.

 

           Cosplays muito caprichados, presença maciça de fãs, encontrar velhos amigos de quem estávamos com saudades... foi tudo como é normal no programa de grandes eventos nerds! Muitos estandes de lojas, artistas e editoras, aliás, entre estas listamos a Culturama, a Panini e a Universo dos Livros. Nosso loot foi pequeno dessa vez (é a crise, amiguinhos...) mas mesmo assim dois amiguinhos em Pocket Pop da Funko voltaram comigo para casa: o King Kong e o Godzilla! Yes, finalmente tenho um lagartão na minha estante! O filme em si eu achei não tão bom quanto os dois anteriores, mas as lutas entre essas duas lendas foram sensacionais e valem a pena serem conferidas.

            Ficamos baseados no estande das nossas amigas Carine e Cris do Sindicato do Fã, de quem também sentíamos muitas saudades, e encontramos vários outros amigos, como o Comandante Cody e Moriama, como sempre arrasando nos cosplays.

            Comentei acima sobre o palco da Jedicon, e como sempre as atrações não deixaram ninguém ficar desanimado. Aconteceram apresentações do grupo União SW, da Ludosport e do grupo Blades Saber Club Brazil, cujas coreografias de lutas com sabre de luz são sempre sensacionais e muito aplaudidas.

            Houve ainda painéis sobre a Industrial Light and Magic, a respeito da adaptação do material literário da Saga para o Brasil, e conversas com youtubers e influencers dedicados ao universo da Galáxia Muito Muito Distante. Não poderia faltar uma apresentação sobre as séries que estão sendo exibidas nos canais de streaming, e todos os presentes se emocionaram com a performance da Orquestra SP Symphonic Band, tocando os temas de Star Wars!





            Ainda querem pontos altos? Que tal o dublador de Obi-Wan Kenoby, o ator Marcus Jardym? Que foi, claro, um dos mais aplaudidos! E, como é tradicional, as atividades foram encerradas com o Concurso de Cosplay, no qual como sempre foi difícil escolher os melhores, tamanho o capricho do pessoal.


            Estar novamente em uma Jedicon foi ótimo, dividir bons papos nerds com os amigos, matar saudades e ver coisas legais dos universos que tanto amamos. Foi uma retomada muito necessária, um escape que há muito ansiávamos depois de tantas incertezas. E claro, já estamos ainda mais ansiosos pela próxima edição! Até lá...

            Que a Força esteja com vocês, sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário