terça-feira, 4 de outubro de 2022

GIBI SP FESTIVAL, NÓS FOMOS!

 


Amamos quadrinhos. Já se falou que os quadrinhos são a mídia mais próxima do cinema que existe, e estão corretos! O que acham que são os storyboards que são muito usados nas produções, se não quadrinhos não muito elaborados que mostram como se deve filmar as cenas?

Falando por experiência própria de quem também é roteirista de quadrinhos, no roteiro você também dirige, insere enquadramentos, descreve como é cada quadro de cada página...

Além disso, claro, com os problemas mundiais que ocorreram desde 2020, estávamos muito carentes de um bom evento de quadrinhos, para ver novidades, garimpar boas pechinchas e simplesmente ter aquele contato com outros fãs e os bons amigos velhos de guerra.

Estávamos assim desde 2019, quando aconteceu a última edição do Festival Guia dos Quadrinhos, um dos melhores eventos nerd de São Paulo. Evidentemente o amigo Edson Diogo continua comandando o site Guia dos Quadrinhos (clique AQUI), referência obrigatória para tudo que foi publicado no gênero no Brasil:

E tanto curtíamos seu evento que cobrimos várias edições: 2016, 2017, 2018 e 2019.



O caríssimo Edson Diogo do Guia dos Quadrinhos estava presente.

Por isso, quando foi anunciada a realização do Gibi SP Festival no Osaka Nanina Kai na Rua Domingos de Morais 581, ficamos muito animados! O Osaka é velho conhecido da turma nerd, tendo sido palco de diversos eventos de nossa querida cultura pop há quase vinte anos!

O Gibi SP Festival foi pensado como um evento para colecionadors e fãs de quadrinhos, e nos dias 3 e 4 de setembro de 2022 cumpriu exemplarmente o prometido. Estandes de editoras (entre as quais a Mythos, que está se tornando figura habitual dos eventos, e lançou um luxuoso encadernado em capa dura do Fantasma), colecionadores, sebos e artistas dividiam o espaço.

No palco apresentações, palestras e sorteios, e nos corredores muita conversa e celebração, após tanto tempo sem eventos.



A variedade de quadrinhos e editoras disponíveis era assombrosa, e os preços refletiam isso. Pechinchas por menos de dez reais até valores muito mais elevados, deixando qualquer dos visitantes e fãs de quadrinhos mais que satisfeito.




Outro amigo que tivemos o prazer de encontrar foi Walter Júnior!



Edson e Helena, os organizadores, conversaram conosco e revelaram que o intuito do evento foi justamente cobrir a ausência do Festival Guia dos Quadrinhos. A eles damos os maiores parabéns, tanto pela ousadia de realizar o evento em dois dias em sua edição de estreia, quanto pela competência na organização, pois tudo estava perfeito para o visitante se sentir à vontade e se divertir muito.



Helena, a simpatia em pessoa. E confira as redes sociais do Gibi SP Festival:

https://www.facebook.com/gibispfestival

https://www.instagram.com/gibispfestival/

O loot desta vez foi até pequeno. A edição 4 de Dylan Dog da segunda série da Mythos; Tex e os Aventureiros 2 também da Mythos (onde eram reunidos vários heróis da Sergio Bonelli, como o próprio Dylan Dog, Martin Mystère, Zagor, Tex e outros); Doctor Who Revolutions of Terror estrelando o Décimo Doutor (que foi o melhor de todos, claro!); e os dois volumes de Os Pequenos Perpétuos, fofura agora hospedada na casa da Má.



Em tempo, tenho lido muito material da Sergio Bonelli ultimamente, graças à pesquisa para escrever Os Grandes Enigmas de Martin Mystère, artigo publicado na edição 13 da revista OVNI Pesquisa. Podem ir conferir, basta clicar na foto:



E de Martin Mystère, cujas tramas envolvem mais ficção científica, alienígenas e etc., passei também a ler Dylan Dog, especialista em monstros, vampiros, assombrações, e que dirige um Fusca! Criei Vó Nena e os Caçadores e seu Fusca Azul antes de ler os heróis Bonelianos, diga-se de passagem! Bem, conheça todos esses e muito mais clicando na arte:



Lógico que deixo o link pro meu blog Escritor com R também!

O Gibi SP Festival foi um excelente evento, e já estamos muito ansiosos para as próximas edições. Parabéns aos organizadores e participantes, e tenham certeza que continuaremos prestigiando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário